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Após novas regras, mais voos atrasados

Cancelamentos também crescem na semana em que maior rigor na assistência ao passageiro começou a valer

Alberto Komatsu, de São Paulo - Valor

Na semana em que as novas regras de assistência aos passageiros de companhias aéreas quando há atraso e cancelamento de voos começaram a valer, de 13 a 19 de junho, aumentou a ocorrência desses casos nos quatro principais aeroportos do país, em relação à semana anterior. Isso é o que mostra um levantamento da Infraero, feito a pedido do Valor.

As regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) prevêem reembolso integral do preço da passagem em atrasos superiores a quatro horas ou após cancelamentos, entre outras medidas. Na semana passada a Anac enviou ofícios a uma companhia aérea nacional e nove estrangeiras, comunicando a falta de adequação às novas exigências, como informação ao passageiro no aeroporto.

Segundo a Infraero, em alguns casos, aumentou em quatro vezes o número de voos com atraso superior a uma hora e praticamente dobrou o número de cancelamentos. Foi o que aconteceu, respectivamente, com a TAM, no Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim (Galeão), no Rio, e com a Gol, em Congonhas, em São Paulo.

No caso da TAM, ela teve sete voos com atraso acima de uma hora no Galeão, ou 1,74% de 402 voos programados antes das novas regras entrarem em vigor, por meio da Resolução 141, entre 6 e 12 de junho. Na semana seguinte, porém, os atrasos da TAM no Galeão saltaram para 30, o que corresponde a 7,44% de 403 voos previstos.

"A TAM informa que o nível de pontualidade de seus voos permanece alto, exceto em casos nos quais as más condições metereológicas afetam a operação de todas as companhias, como verificado nos últimos dias nos aeroportos do Rio, São Paulo e Curitiba".

No exemplo da Gol, ela teve 20 voos cancelados entre 6 e 12 de junho em Congonhas, o que representa 2,67% de 750 voos programados. Entre 13 e 19 de junho, foram 39 cancelamentos, ou 5,2% de 750 voos previstos para o período.

"A Gol vem trabalhando com a Anac na implementação da resolução e está desenvolvendo uma nova cultura que contemple as mudanças nos procedimentos, e está empenhada em todas as frentes para prestar o melhor atendimento", informou a Gol.

A WebJet atrasou três voos em mais de uma hora em Guarulhos de 6 a 12 de junho, 1,95% de 154 voos. Na semana seguinte, os atrasos mais que quintuplicaram para 16, ou 10,67% do total. "A Webjet informa que vem cumprindo todas as determinações estabelecidas pela Resolução 141". A empresa informou que condições metereológicas afetaram seus voos.

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