Jornal do Brasil
A Irlanda e a Grã-Bretanha foram de novo alcançadas ontem pela nuvem de cinzas vulcânicas da Islândia que provocou o fechamento de mais de dez aeroportos, ameaçando estender-se para o sul da Inglaterra e paralisar a capital Londres.
Vários aeroportos do norte da Inglaterra, entre eles os de Manchester e Liverpool, e os aeroportos secundários da Escócia fecharam ao meio-dia por causa de um avanço da nuvem de cinzas vulcânicas.
Todos os aeroportos da Irlanda do Norte e vários a oeste da república da Irlanda fecharam por causa do perigo representado pela nuvem densa de cinzas vulcânicas aos motores dos aviões.
No fim da noite, o Serviço Nacional de Tráfego Aéreo informou que o aeroporto de Heathrow, em Londres, estaria fechado por pelo menos seis horas, durante a madrugada.
No resto da Europa, o tráfego aéreo não havia sido afetado pelas cinzas vulcânicas.
Estas medidas são uma má notícia para os viajantes que esperavam a normalização do tráfego aéreo, um mês depois da erupção o vulcão Eyjafjöll que paralisou os transportes aéreos na Europa por cerca de uma semana.
Em meados do mês de abril, cerca de cem mil voos foram cancelados por medidas de segurança, deixando mais de oito milhões de passageiros sem poder seguir seus destinos.