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TAM, Gol e OceanAir levam 73% dos horários vagos de Congonhas

Webjet e Azul vão estrear no terminal, porém em dias menos nobres

Geralda Doca - O Globo

BRASÍLIA. Beneficiadas pela norma que privilegia as companhias que já operam no terminal, TAM, Gol e OceanAir conseguiram abocanhar ontem 73,3% dos espaços para pousos e decolagens (os chamados slots) que estavam vagos no aeroporto de Congonhas (São Paulo) e foram redistribuídos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Webjet e Azul levaram 17,8% dos slots e, assim, farão sua estreia no terminal paulista, o mais rentável do país — ainda que tenham restado a elas os piores horários nos fins de semana, que costumam ser de baixa procura.

Embora o resultado não as deixe em posição de competir com TAM e Gol, as companhias debutantes — terceira e quarta maiores do mercado, respectivamente — conquistaram o direito de disputar em pé de igualdade as próximas vagas que surgirem.

TAM, Gol e OceanAir levaram 148 dos 202 slots redistribuídos, ao passo que a Webjet obteve 28 e a Azul, oito. Essa empresas terão agora 30 dias para iniciar operações em Congonhas.
 
A regra da Anac, aprovada pela antiga diretoria do órgão, reserva 80% dos slots às companhias que já operam nos aeroportos e os 20% restantes às novas empresas. A medida já foi criticada pelo Ministério da Fazenda, por ser considerada pouco eficaz ao estímulo da concorrência.

Apesar de não ter ficado com horários nobres, especialistas do setor afirmam que a Webjet fez um bom negócio. A empresa, ligada à operadora CVC, opera também voos fretados nos pacotes de turismo. Atualmente, Congonhas está fechado para charters, mas aberto para companhias regulares que trabalhem com fretamento.

Uma das novidades da nova distribuição de slots foi a participação da NHT, que faz voos regionais no Sul do país e passará a operar em Congonhas. A empresa gaúcha ganhou 28 espaços no terminal. A companhia foi beneficiada em sorteio e pôde escolher na frente de Webjet e Azul.

Fontes do setor afirmam, no entanto, que a NHT terá de se desdobrar para cumprir o prazo e passar a operar no aeroporto mais rentável do país. Com frota de apenas seis aviões (de 19 lugares), a companhia terá que adquirir aviões maiores e conseguir que a Infraero libere espaço para balcões de check-in.

Com a redistribuição de slots em Congonhas, a OceanAir ampliou suas atividades no aeroporto em 30%, enquanto o duopólio Gol e TAM teve aumento de 4%. A Gol terá ao todo 1.505 horários no aeroporto, a TAM, 1.458 e a OceanAir, 170.

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