Pular para o conteúdo principal

PF testa avião sem piloto para fronteira

Dotado de câmeras, Vant vai vigiar divisas na região de Foz do Iguaçu

Vannildo Mendes e Evandro Fadel – O Estado de São Paulo

A Polícia Federal iniciou nesta semana os testes com um veículo Aéreo não tripulado (Vant) dotado de câmeras para a vigilância da fronteira do Brasil com o Paraguai e Argentina, na região de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Com autonomia de voo para 20 horas e mais de 10 metros de envergadura, o equipamento é controlado remotamente por terra e deverá auxiliar nos trabalhos de repressão a atos ilícitos ao longo da faixa de fronteira.

Segundo a PF, este é o primeiro aparelho de uma série de três a serem adquiridos pela corporação, a primeira polícia do mundo a operá-lo. O equipamento, de fabricação israelense, já é utilizado em escala militar em algumas regiões do mundo. Com binóculos de visão noturna, será operado durante o período de testes, que não tem prazo para terminar, em uma base montada no município de São Miguel do Iguaçu.

Em uma nota, a PF acentuou que a região da tríplice fronteira foi definida como prioridade para a instalação e operação do equipamento. A polícia registrou, ainda, que ali já vem acontecendo reforço de recursos humanos e materiais visando um enfrentamento mais efetivo do crime organizado.

Israel tem usado Vants para espionar - sem risco para seus soldados - as áreas de guerra e aquelas mais expostas a conflitos com os palestinos. No Brasil, o aparelho já tem algumas utilidades bem definidas, uma delas é o monitoramento de fronteira do Brasil com os vizinhos, sobretudo áreas estratégicas como a da tríplice fronteira, no Sul e as divisas com a Colômbia, Bolívia, Peru e Paraguai, território livre para o tráfico de drogas e de armas, contrabando e a criminalidade em geral. A outra utilidade estratégica será o monitoramento de áreas indígenas e o combate a crimes ambientais.

O Vant evitará o contato com índios de etnias não aculturadas ou arredias, que preferem distância dos não-índio, embora precisem de proteção contra os frequentes ataques de madeireiros, caçadores, garimpeiros e toda sorte de devastadores. Até 2014, com novas compras, o objetivo é cobrir todo o território nacional com a atuação desse equipamento.

Voando sem tripulação, a aeronave é controlada remotamente desde bases em terra, levando potentes câmeras que permitem visualizar de grande altitude o movimento de veículos e pedestres. A importância estratégica do Vant é tão significativa para a PF como foi na década de 90 o Guardião, um software de interceptação telefônica que permite grampear até 400 ligações simultâneas. "Poderemos chegar a lugares que hoje não chegamos e ver os alvos de cima sem risco de sermos atingidos", explicou o delegado Alessandro Moretti, coordenador do Cintepol.

Do inglês UAV (Unmanned Aerial Vehicle), os Vants são conhecidos pela denominação 3D, referência às missões impensáveis para aviões tripulados: dull (enfadonhas), dangerous (perigosas) e durty (sujas).

ESPIÃO

- É controlado à distância;

- É mais maleável, silencioso e tem autonomia de 40 horas;

- Gera imagens de alta qualidade, transmitidas em tempo real;

- Permite voos longos, sem restrição, facilitando o acesso a locais com alta contaminação, zonas de guerra e locais de alto risco;

- Possui equipamentos úteis no levantamento de recursos florestais e controle de pragas e grandes queimadas;

- Aplicação planejada pela PF de combate ao tráfico de drogas, tanto prevenção como repressão, e crimes ambientais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul