Aeronave é desinfectada no Recife

Vanessa Beltrão

Um avião da empresa aérea Gol, que veio de Brasília para o Recife, teve que ser esvaziado, na tarde de ontem, após uma passageira de 26 anos apresentar sintomas da gripe A (H1N1).

Segundo a coordenadora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em Pernambuco, Milca Adegas, a jovem estava tossindo muito e foi encaminhada ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz, em Santo Amaro, referência na área de infectologia no Estado. “Isso é um protocolo normal da Anvisa.

Foi feita a limpeza e a desinfecção do avião”, explica.

De acordo com a infectologista do HUOC, Polyana Monteiro, a jovem foi atendida no hospital e liberada. “O estado de saúde dela não era grave e ela não tinha nenhuma doença crônica”, explicou.

A aeronave pousou no Recife às 11h54 de ontem e os 120 passageiros foram retirados da aeronave, que passou por um procedimento de desinfecção. Ainda de acordo com Milca, o avião só pôde decolar novamente após um período de duas horas, tempo necessário para o produto utilizado na desinfecção agir.

Todas as pessoas que estavam no avião tiveram que preencher o Cadastro da Vigilância Sanitária, onde constam os dados pessoais dos passageiros. "As pessoas que estavam sentadas mais próximas a jovem que apresentou os sintomas serão monitoradas pelo Estado e todos estão orientados a procurar um hospital ao sentir algum sintoma", completa Milca.

Parte dos passageiros seguiu viagem. O avião voltou a decolar às 15h29 com destino ao Rio de Janeiro. Pernambuco tem 26 casos confirmados da doença.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Embraer e Japan Airlines estendem programa de peças de reposição da frota de E-Jets

Aviação russa fará voo de observação sobre os EUA