Aeronave é desinfectada no Recife

Vanessa Beltrão

Um avião da empresa aérea Gol, que veio de Brasília para o Recife, teve que ser esvaziado, na tarde de ontem, após uma passageira de 26 anos apresentar sintomas da gripe A (H1N1).

Segundo a coordenadora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em Pernambuco, Milca Adegas, a jovem estava tossindo muito e foi encaminhada ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz, em Santo Amaro, referência na área de infectologia no Estado. “Isso é um protocolo normal da Anvisa.

Foi feita a limpeza e a desinfecção do avião”, explica.

De acordo com a infectologista do HUOC, Polyana Monteiro, a jovem foi atendida no hospital e liberada. “O estado de saúde dela não era grave e ela não tinha nenhuma doença crônica”, explicou.

A aeronave pousou no Recife às 11h54 de ontem e os 120 passageiros foram retirados da aeronave, que passou por um procedimento de desinfecção. Ainda de acordo com Milca, o avião só pôde decolar novamente após um período de duas horas, tempo necessário para o produto utilizado na desinfecção agir.

Todas as pessoas que estavam no avião tiveram que preencher o Cadastro da Vigilância Sanitária, onde constam os dados pessoais dos passageiros. "As pessoas que estavam sentadas mais próximas a jovem que apresentou os sintomas serão monitoradas pelo Estado e todos estão orientados a procurar um hospital ao sentir algum sintoma", completa Milca.

Parte dos passageiros seguiu viagem. O avião voltou a decolar às 15h29 com destino ao Rio de Janeiro. Pernambuco tem 26 casos confirmados da doença.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Avião de pequeno porte cai no mar em Paraty, na Costa Verde do Rio

American Airlines não leva brasileiros para réveillon em Nova Iorque

4 ficam feridos em pouso brusco de helicóptero na plataforma da Petrobrás