Hot Posts

6/recent/ticker-posts

Obras no Santos Dumont levarão 20 meses ainda para serem

Sindicato de empresas Aéreas alerta que poderá haver cancelamento de voos

Dimmi Amora – O Globo

O Aeroporto Santos Dumont precisará de pelo menos um ano e oito meses para ficar com sua área operacional completamente reformada. A informação foi repassada pela Infraero, que administra o terminal. Serão pelo menos 120 dias para a reforma das pistas e mais 16 meses para a conclusão das pistas de acesso e do pátio de manobras. As pistas que precisam ter sua camada porosa de asfalto trocada porque estão vencidas.

Conforme O GLOBO mostrou ontem, esta camada está com o prazo de validade vencido desde dezembro de 2007. O nível de atrito com os pneus das aeronaves está abaixo do recomendado para pista molhada, segundo o Sindicato dos Aeronautas. Ele deve ser de 0,61, mas estaria em 0,48.

A Infraero informa que a média da última medição foi de 0,58 e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) diz que, em março, a medição foi de 0,87. A Infraero justificou ontem a contradição alegando que foram usados equipamentos de medição diferentes, mas ambos mostram que a pista está dentro dos padrões de segurança. A companhia não reconhece que a validade do piso está vencida, alegando que o prazo dele não é de tempo mas de utilização, que teria sido reduzida pelo baixo número de aviões pousando nos últimos cinco anos.

Sobre o atraso das obras, a Infraero esclareceu que a primeira empresa contratada, em 2007, não conseguiu em oito meses realizar o trabalho com eficiência e foi afastada, sendo substituída por outra.

De acordo com diretor técnico do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea), Ronaldo Jenkins, a reforma do pátio poderá acarretar redução do número de voos.

- Tem o risco de, quando for feita a obra, termos que cancelar alguns voos por falta de espaço.

Isso vai causar uma decepção no passageiro - alertou Jenkins, lembrando que o sindicato pediu para que novos voos só fossem autorizados após a conclusão das obras.

 

Postar um comentário

0 Comentários