Pular para o conteúdo principal

Embraer alerta empregados sobre crise

Empresa divulga comunicado sobre risco de reduzir entregas de aviões em 2009, devido a restrições de crédito



Hernane Lélis
São José dos Campos

O anúncio de demissões em diversos setores da indústria provocou um clima de instabilidade na região. Depois das montadoras de automóveis, agora é a vez do setor aeroespacial, em especial a Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica), de São José dos Campos, demonstrar que também está sentido os impactos da restrição ao crédito. A divulgação de um boletim interno na fábrica está preocupando o sindicato da categoria.

A Embraer informou aos mais de 20 mil funcionários, por meio de um comunicado interno assinado pelo presidente Frederico Fleury Curado, que a diretoria está acompanhando o desenrolar da crise mundial e que poderá sofrer uma redução no número de entregas de aeronaves previstas para 2009.

O anúncio para os funcionários foi feito na última sexta-feira. A empresa informou no comunicado que está diante de uma situação nunca vista antes no país. E que o mercado de transporte aéreo, tanto na aviação comercial quanto na executiva, é muito dependente da disponibilidade de crédito.

"Com a atual restrição de crédito, os clientes vem enfrentando enormes dificuldades para assegurar os fundos necessários para pagar e receber seus aviões. Estamos trabalhando da melhor forma possível para minimizar os efeitos da crise em nossa empresa", diz trecho do comunicado.

Curado afirma no documento que já em 2009 a Embraer sofrerá uma redução nas entregas dos jatos 170/190, no Legacy 600 e também no ERJ 145. O comunicado também afirma reduzir o ritmo previsto no Phenom.

RISCO DE CORTES - Para Ivan Trevisan, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos, a crise não está afetando com tanta intensidade o setor aeroespacial. A preocupação do sindicalista é com as demissões que podem ocorrer no início de 2009.

"O boletim não deixou claro o que está sendo planejado pela Embraer. No ano que vem, eles esperavam fabricar de 315 a 350 aviões, agora eles falam que esse número deve cair para 270. Eu acho que pode haver demissões", disse.

A Embraer confirmou que a expectativa para o ano de 2009 era entregar cerca de 315 a 350 aeronaves. A análise foi feita em um estudo a longo prazo divulgado no dia 14 de novembro de 2007.

Em 7 de novembro deste ano, a empresa divulgou novos números e a intenção de entregar mais de 300 jatos para os mercados de aviação comercial, executiva, defesa e governo caiu para 270.

A Embraer não confirmou se a redução nas entregas, divulgadas no boletim, seriam em cima dessa nova expectativa e não comentou sobre qualquer assunto que diga respeito às relações de trabalho.

IMPACTOS - Considerado um dos principais pilares da economia da cidade, o setor de aviação começou agora a sentir os efeitos da recessão econômica. A Graúna Aerospace, fornecedora da Embraer, demitiu na última terça-feira, 60 funcionários de sua unidade de Caçapava.

A Graúna informou ao sindicato que as demissões foram provocadas em função da crise da economia mundial, que já está afetando o setor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul