Desde o dia 25 de setembro, o Centro de Controle de Área do Atlântico (ACC-AO) aplica a RVSM (Separação Vertical Mínima de 1.000 pés entre aeronaves) em todo o espaço aéreo sob sua jurisdição. Até então, RVSM só era aplicada no Corredor EURSAM (conjunto de aerovias que ligam a Europa à América do Sul), em virtude das limitações de alguns países africanos.
O ACC-AO, cumprindo o papel de um verdadeiro laboratório para implantação do novo Sistema CNS/ATM no espaço aéreo brasileiro iniciou a operação do sistema ADS-C (Vigilância Automática Dependente) no dia 23 de outubro - Dia do Aviador. Essa tecnologia permitirá, através de sinais emitidos via satélite, a visualização das aeronaves que sobrevoam a imensa área oceânica do ACC-AO, tornando desnecessário o reporte de posição por comunicação rádio.
Para que tudo isso fosse possível, a CISCEA e o CINDACTA III vêm se esmerando na adaptação das instalações, dotação de novos equipamentos e capacitação de pessoal técnico e operacional. É a determinação do DECEA de oferecer um serviço de tráfego aéreo de padrão internacional.