O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) realizará, no próximo dia 5, uma chamada pública para orientar e identificar projetos futuros no setor de transporte aéreo. Trata-se de recursos para incrementar esse segmento econômico.

Os pedidos não-reembolsáveis, a fundo perdido, serão recebidos até 24 de novembro, por empresas ou consórcios, no âmbito do Fundo de Estruturação de Projetos. A dotação total desse fundo é de R$ 50 milhões, recursos de uma linha específica do orçamento do BNDES. Segundo o chefe de departamento na área de Estruturação de Projetos, Cleverson Aroeira da Silva, os estudos técnicos deverão examinar a atual situação do transporte no Brasil. Essa avaliação inclui regulação, competitividade e infra-estrutura do setor para o curto, médio e longo prazos.

O consórcio ou empresa selecionado nesta fase será convocado a apresentar projeto detalhado dos estudos técnicos. De acordo com Cleverson, a iniciativa faz parte de uma série de medidas tomadas pelo Ministério da Defesa, pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e pelo BNDES, com o objetivo de promover o desenvolvimento e a modernização da aviação civil brasileira.

Além dos levantamentos setoriais, posteriormente também serão realizados estudos para a reestruturação da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero). A importância do modal de transporte aéreo brasileiro, observa Cleverson, vem avançando nos últimos anos, sendo notáveis as mudanças tecnológicas e institucionais do setor. Segundo ele, nos próximos 15 anos o segmento de transporte aéreo deve ter um crescimento médio de 7% ao ano.

Post a Comment

header ads
header ads
header ads