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Cabral: franceses querem concessão do Tom Jobim

Segundo governador, outras empresas estão interessadas em assumir a administração do aeroporto internacional



Ediane Merola e Simone Cândida
– o globo

O governador Sérgio Cabral disse ontem que já existem empresas interessadas em assumir o Aeroporto Internacional Tom Jobim e uma delas seria a Aéroports de Paris (ADP). O modelo de concessão que poderá ser adotado nos aeroportos do país ainda está em estudo e, enquanto a idéia não decola, a Infraero se prepara para lançar, em novembro, quatro novos editais para a realização de obras no terminal 2 do Tom Jobim, no valor de R$205 milhões.

Segundo a Infraero, entre as obras previstas, estão o novo sistema de esteiras de bagagens e as instalações elétricas e de ar-condicionado.

Cabral volta a criticar administração de aeroporto

Há um mês, o deputado federal Otávio Leite (PSDB) constatou que, na proposta orçamentária para 2009, foram destinados apenas R$47,4 milhões para a reforma e a modernização dos dois terminais do antigo Galeão, que receberam 11,1 milhões de passageiros em 2007. Segundo a Infraero, esse valor seria R$60,97 milhões. Mas, de acordo com o superintendente do Tom Jobim, Wilson Massa, o orçamento da União será apresentado apenas em novembro. Ele lembra que licitações só começam quando há recursos aprovados para as obras.

Ontem, Cabral voltou a criticar a atual administração do aeroporto internacional. Durante a assinatura de um contrato com a Embratel, de apoio à candidatura do Rio a sede das Olimpíadas de 2016, ele disse que o fato de o presidente Lula ter apoiado a privatização do Tom Jobim vai ajudar muito a campanha, pois agora a cidade poderá apresentar um aeroporto de alto nível:

- O presidente se convenceu, graças a Deus, a liberar a concessão daquela rodoviária de quinta categoria, que tem que se colocar no nível do Rio de Janeiro. Já recebi empresas que operam aeroportos interessadas. Inclusive o presidente da ADP disse que eles querem participar. Eles acabam de comprar o aeroporto de Dallas, vão comprar o de Los Angeles e o sonho é disputar o aeroporto do Rio.

A ADP é uma autoridade aeroportuária que possui e administra 14 aeroportos, entre eles os franceses Charles de Gaulle, Orly e Le Bourget.

O modelo de concessão dos aeroportos brasileiros continua sendo elaborado por um grupo da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A previsão é que seja apresentado à União no primeiro trimestre de 2009.

Ocorrendo a concessão do Tom Jobim, a empresa que assumir o aeroporto deverá recebê-lo revitalizado, pois a previsão é que as obras no terminal 2 terminem até novembro de 2010. Segundo Massa, a Infraero não pode deixar de fazer as reformas, pois os passageiros pagam por um serviço que deve ser de qualidade:

- Não podemos trabalhar com especulação, mas com o fato de que o serviço deve ser de excelência.

Ontem, o superintendente da Infraero assinou um contrato para a troca dos 310 monitores e a instalação de mais 50 equipamentos, de LCD, para exibir informações de chegadas e partidas de vôos.

Também está prevista a troca dos elevadores dos dois terminais e a escada rolante do terminal 1, onde 43 banheiros estão sendo reformados.

- Com as obras concluídas, o terminal 2 poderá absorver os passageiros do terminal 1, que precisa de obras mais pesadas - disse Massa.

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