Pular para o conteúdo principal

Embraer foge da turbulência

Novo presidente vence seu primeiro desafio e, após um ano no comando, repõe empresa na rota do crescimento


AMAURI SEGALLA

O PRESIDENTE DA EMBRAER, Frederico Curado, viveu na semana passada seu melhor momento desde que assumiu o comando da empresa, há pouco mais de um ano. Na segunda-feira 7, uma notícia surpreendeu o mercado. Enquanto muitos analistas esperavam resultados apenas medianos, a Embraer anunciou a entrega de 97 aeronaves no primeiro semestre de 2008. Além de representar um recorde, a marca é muito superior às 61 unidades repassadas aos clientes nos primeiros seis meses de 2007. Um dia depois, as ações da empresa subiram mais de 10%. Como é de seu feitio, o discreto Curado não fez barulho. Manteve-se reservado, embora os números tivessem um significado maior naquele momento.

Para especialistas, uma crise séria aproximava-se. Os papéis da empresa haviam despencado 50% nos seis meses anteriores e o temor do cancelamento de pedidos rondava a sede em São José dos Campos.

À frente do processo, um presidente alçado recentemente ao topo e com o desafio de suceder Maurício Botelho, que havia transformado uma estatal enferrujada numa gigante global. Mas Curado, pelo menos por ora, virou o jogo.

Afinal, qual foi o milagre operado por esse engenheiro carioca que trabalha na Embraer desde os 24 anos? "Investimos na expansão de nossa capacidade industrial e na melhoria da produtividade", disse Curado à DINHEIRO.

Algumas iniciativas aparentemente simples revelaram-se acertadas. Curado contratou uma consultoria japonesa para redesenhar as linhas de produção, com o propósito de melhorar a eficiência operacional. Funcionários foram transferidos de área e alguns setores, replanejados. Com isso, a área destinada à produção de aeronaves aumentou consideravelmente - com mais espaço disponível, foi possível produzir um número maior de aeronaves em menos tempo.

O presidente da Embraer teve o mérito de apostar na diversificação, tanto de produtos quanto de mercados. "A aviação comercial continua sendo nosso maior foco, mas também buscamos crescer na aviação executiva", afirma. A aviação executiva responde por 15% do faturamento da empresa. O objetivo é aumentar a participação para 25% a partir de 2010.

Para compensar a retração da aviação nos Estados Unidos, a Embraer tem intensificado a prospecção de negócios em países como Rússia, México e China. "É uma tática bastante inteligente", diz o analista Eduardo Puzzielo, da Raymond James. "Você não sofre os impactos da crise americana e ingressa em mercados promissores." Na Rússia, a idade média da frota aérea é de 25 anos.

Curado leva vantagem no trabalho de busca de mercados. Quando era apenas diretor, foi incumbido de percorrer o mundo para convencer clientes de que os aviões da Embraer são os melhores em suas categorias. Por isso, ele tem muitas portas abertas no Exterior. "A indústria da aviação é caracterizada por ciclos e estratégias de longo prazo", diz o presidente. "Por isso, continuo com uma visão otimista em relação às perspectivas de crescimento." Alguns analistas concordam com ele. A corretora Ágora recomenda a compra das ações da Embraer e estima uma valorização de 157% até o fim do ano. As turbulências parecem ter mesmo ficado para trás.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul