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EMBRAER FECHA CONTRATO DE US$ 1,4 BILHÃO COM NOVA EMPRESA AÉREA BRASILEIRA

Frota da companhia terá 36 jatos EMBRAER 195, podendo chegar a 76 aviões

Embraer

São José dos Campos, 27 de março de 2008 – A Embraer firmou acordo com a mais nova companhia aérea brasileira, comandada pelo empresário David Neeleman, para a venda de 36 jatos EMBRAER 195. O negócio inclui ainda opções para outras 20 aeronaves e direitos de compra para mais 20. O valor da encomenda, referido a preço de tabela, é de US$ 1,4 bilhão, podendo atingir US$ 3 bilhões caso todas as opções e direitos de compra sejamconfirmados.

“Estamos realmente felizes com a perspectiva de ter, em breve, o EMBRAER 195, um avião fabricado no Brasil, voando no Brasil com uma empresa aérea do Brasil”, afirmou Frederico Fleury Curado, Diretor-Presidente da Embraer. “Esses jatos, que já são operados e consagrados em 18 países, vão oferecer ao passageiro brasileiro um conforto superior, com maior espaço entre as fileiras de assentos, maior largura das poltronas e, muito especialmente, uma configuração onde não há assentos ‘do meio’, sendo todos às janelas ou junto ao corredor.”

A nova empresa registrou pedido para a obtenção do Certificado de Homologação de Empresa de Transporte Aéreo (CHETA) junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) neste mês e lançará em breve uma campanha de marketing para divulgação do nome e da marca. O primeiro jato será entregue pela Embraer ainda em 2008.

“O EMBRAER 195 é perfeito para o mercado brasileiro”, enfatiza David Neeleman, Presidente da nova empresa. “Com 30% menos assentos que os jatos utilizados pelos concorrentes, a aeronave da Embraer apresenta custos por assento competitivos e, sobretudo, custos por viagem substancialmente menores. Pelo fato de conseguirmos obter resultados positivos com menos passageiros, nós poderemos estabelecer serviços lucrativos, sem escalas, entre várias cidades, bem como um número maior de freqüências entre elas.”

Nascido na cidade de São Paulo, David Neeleman adquiriu larga experiência ao longo de 24 anos de destacada atuação no mercado de transporte aéreo nos Estados Unidos. Fundador e ex-presidente da JetBlue Airways, renomada companhia aérea norte-americana de baixo custo e baixas-tarifas, Neeleman decidiu criar uma empresa no Brasil voando aviões fabricados pela Embraer.

O EMBRAER 195 será configurado em classe única, acomodando confortavelmente 118 passageiros em uma cabine de 2 metros de altura (6,6 pés) e com dois assentos em couro de cada lado do corredor, sem os indesejáveis “assentos do meio”. Um sistema de entretenimento de última geração, com canais de vídeo ao vivo (Live TV) e telas individuais, estará disponível e cada passageiro poderá selecionar a programação de sua preferência. Com autonomia de 4.077 km (2.200 milhas náuticas), o jato será capaz de voar qualquer rota entre duas capitais brasileiras, sem escalas.

O EMBRAER 195 é o maior e mais novo dos quatro integrantes da família de E-Jets e entrou em serviço em setembro de 2006. Em 31 de dezembro de 2007, a família EMBRAER 170/190 de E-Jets possuía 764 ordens firmes e 786 opções, com mais de 40 clientes em 25 países, tendo ultrapassado a marca de 1,2 milhão de horas voadas.

Sobre a Família EMBRAER 170/190 de E-Jets

A família EMBRAER 170/190 é composta por quatro jatos comerciais – o EMBRAER 170, o EMBRAER 175, o EMBRAER 190 e o EMBRAER 195 – com capacidade de 70 a 122 assentos, fruto de um projeto de engenharia avançado que apresenta performance destacada, grande economia operacional e uma ampla cabine.

Os E-Jets têm velocidade operacional máxima de Mach 0,82 e voam a 12.497 metros (41.000 pés) de altitude, com um alcance de até 4.448 km (2.400 milhas náuticas). O alto grau de comunalidade entre as quatro aeronaves resulta em uma excepcional redução nos custos de manutenção e de peças de reposição. Outro ponto forte é a tecnologia fly-by-wire utilizada no sistema de comandos de vôo, semelhante à empregada em jatos comerciais maiores e aeronaves militares.

A família de jatos EMBRAER 170/190 oferece conforto superior com o projeto da fuselagem em dupla-bolha, que inclui duas entradas principais para passageiros e duas portas de serviço que minimizam o tempo de permanência em solo. Os E-Jets oferecem muito mais espaço ao passageiro, em uma única ou em duas classes, que qualquer outra aeronave do mesmo tamanho.

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