Através de decreto assinado por Vladmir Putin, o governo russo deu o OK à aquisição pela Alenia Aeronáutica, da Itália, de 25%, mais uma ação, da SCAC-Sukhoi Civil Aircraft Company, responsável pelo desenvolvimento e produção do jato regional russo Sukhoi Superjet 100 e por sua promoção e vendas na Rússia, países da Comunidade dos Estados Independentes, China, Índia, Oriente Medo e Sudeste da Ásia.
Essa participação acionária é suficiente para que a Alenia Aeronautica indique cidadãos não-russos para a diretoria da empresa.
O decreto presidencial vem em prosseguimento ao acordo assinado entre a Sukhoi e a Alenia no Salão Aeronáutico de Paris em 2007.
A Alenia Aeronautica e a Sukhoi criaram também uma “joint venture” (51% da Alenia e 49% da Sukhoi) denominada Superjet International, sediada em Veneza, para a comercialização, vendas e entregas do Superjet 100 em todos os mercados ocidentais, bem como no apoio pós-venda em todo o mundo. A Superjet International é também responsável pelo projeto das versões de carga e transporte VIP.