O grupo Gol está mais próximo da liderança no mercado de vôos domésticos. Em outubro, a Gol e a Varig, que foi adquirida em abril, ficaram com 45% de participação, enquanto a TAM, atual líder, fechou o mês com 46,6%. Em setembro, a diferença entre as duas era de quase sete pontos percentuais.
A Gol tem boas chances de chegar à liderança nos próximos meses, uma vez que relançou a marca Varig e está investindo em sua publicidade para competir diretamente com a TAM. A TAM, por sua vez, prevê que vai se manter como a maior companhia aérea do país em 2008, conforme informou em sua teleconferência na sexta-feira.
No seu último mês de operações, a BRA ficou com 2,5% de participação doméstica, sendo que em setembro tinha 4,6%. Já a OceanAir praticamente manteve sua fatia: 2,9% no mês passado, contra 2,6%,
A demanda doméstica registrou um aumento forte em outubro, de 15,7%, após um mês de retração, agosto, e um mês de crescimento fraco, setembro. Nos dez primeiros meses do ano, a demanda acumula alta de 10,6% e a oferta de assentos, de 16,7%. A ocupação média nos vôos está em 68% - em 2006, era de 72%.
No mercado internacional, a TAM continua bem à frente das concorrentes, com 71,2%. Varig e Gol juntas têm 27%. A BRA registrou apenas 1,3%, contra 3,8% em setembro, uma vez que seus vôos ao exterior foram suspensos.