Pular para o conteúdo principal

Congonhas só terá viagens de até 2 horas

Daniel Rittner – Valor Online

O aeroporto de Congonhas ficará limitado à operação de vôos com, no máximo, 120 minutos de duração. Essa medida, divulgada ontem pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), elimina o uso do aeroporto para ligações entre São Paulo e toda a região Norte, além de abranger todas as capitais nordestinas.

A Anac também anunciou um conjunto de ações para normalizar a situação dos aeroportos, após vários dias de caos. Companhias aéreas foram temporariamente proibidas de vender bilhetes a partir de Congonhas, garantindo o embarque dos passageiros que já têm passagens, sem o acréscimo de novos usuários ao sistema. Técnicos da agência vão monitorar os sistemas de reservas das empresas e podem estender a proibição de venda de bilhetes a outros aeroportos. Não há prazo para o fim da restrição.

Na semana passada, o Conselho de Aviação Civil (Conac) já havia determinado à agência

reguladora reduzir o número de operações em Congonhas de 48 para 33 por hora. Também limitou o aeroporto a vôos ponta a ponta (por exemplo, São Paulo-Brasília-São Paulo), retirando escalas e conexões. O governo reconheceu que a medida, ao exigir das empresas a criação de novos "hubs" (pontos de distribuição de passageiros), aumentará o valor das tarifas. A nova malha aérea deverá ter um desenho preliminar na semana que vem.

O diretor-presidente da Anac, Milton Zuanazzi, afirmou que a agência não tem mecanismos para controlar a escalada das tarifas. Segundo ele, a lei que criou o órgão de regulador é clara em dois aspectos: liberdade tarifária e concorrência livre, sem restrições para a exploração de rotas para as empresas. A única possibilidade de limitar os vôos é se não houver infra-estrutura aeroportuária ou espaço no tráfego aéreo, mas o poder de atuação sobre preços é menor.

"O Brasil vive em liberdade tarifária", disse Zuanazzi. Ele deixou claro que a única possibilidade

de ingerência da Anac no valor das passagens é em caso de "dumping" ou "prejuízo ao ambiente de concorrência". Quando isso ocorre, a agência deve atuar em conjunto com o Cade. A definição das malhas aéreas, desde que sigam as determinações sobre o novo uso de Congonhas, caberá às empresas. Zuanazzi demonstrou preocupação com aumento de preços e até chegou a dizer que a Anac "usará lupa para as empresas não carregarem nas tintas". Mas, questionado, admitiu que não há controle.

Em uma entrevista conjunta da cúpula do setor aéreo, que teve um minuto de silêncio quando os relógios alcançavam 19h, quando se completou exata uma semana do acidente com o vôo 3054 da TAM, o presidente da Infraero, José Carlos Pereira, anunciou o início das obras de "grooving" na pista principal de Congonhas. A falta de "grooving" - ranhuras na pista que facilitam o escoamento da água e aumentam a aderência dos pneus do solo - pode ter colaborado com o acidente da TAM.

Os serviços começam nas próximas horas e, ao ritmo 80 metros por madrugada, vão durar, no

máximo, 47 dias. De acordo com a Infraero, as obras serão tocadas durante todo o dia, e não apenas durante a madrugada, enquanto a pista principal estiver fechada. Com isso, poderão terminar em um prazo de 20 dias.

O presidente da Infraero voltou a recomendar "paciência" a quem aguarda nos aeroportos,

dizendo não ter encontrado "nada melhor", e pediu aos passageiros que "façam valer seus direitos", referindo-se ao contrato firmado com as companhias na compra dos bilhetes. Mas ressaltou que isso não justifica, por exemplo, "atitudes agressivas".

Zuanazzi admitiu um "processo bastante caótico" e explicou que a proibição para a venda de

novas passagens a Congonhas tem como objetivo desafogar o sistema. "Estamos reservando todos os assentos disponíveis aos usuários que já têm bilhetes em suas mãos", afirmou o presidente da Anac. A proibição vale a partir de sua publicação no "Diário Oficial" da União. TAM e Gol, porém, resolveram atender a exigência imediatamente, completou Zuanazzi. Ele estimou a volta à normalidade de Congonhas em um prazo "de 24 a 48 horas".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul