José Sergio Osse, para o Valor Online
A Gol anunciou ontem uma parceria operacional com a Aerolíneas Argentinas. À semelhança de outros dois acordos firmados neste segundo trimestre pela companhia aérea, a empresa argentina poderá emitir bilhetes da brasileira, que não terá o mesmo direito.
Assim, passageiros da Aerolíneas Argentinas poderão adquirir diretamente com ela passagens para trechos operados pela Gol dentro do território brasileiro e para outros destinos na América do Sul.
A Gol tem acertos semelhantes com as companhias aéreas americanas Delta Air Lines e Continental Airlines, ambos divulgados no mês passado.
"O acordo proporciona a todos os passageiros da Aerolíneas Argentinas acesso à ampla malha de vôos da Gol, assim como às baixas tarifas, ampliando assim o mercado das duas companhias", disse o vice-presidente de planejamento e tecnologia da informação da Gol, Wilson Maciel Ramos.
De acordo com a companhia aérea brasileira, a vantagem de acordos como esses, em que apenas o parceiro pode vender passagens para seus vôos, é o aumento no tráfego de passageiros. A companhia aérea espera que, com as alianças, possa vender mais bilhetes para seus trechos internos, elevando seus índices e receita operacionais.
Na ocasião do anúncio do acordo com a Delta, o gerente de administração da receita e de alianças da Gol, Marcelo Bento Ribeiro, declarou ao Valor Online que a companhia está em contato com a empresa espanhola Air Europa para firmar outro pacto nesses moldes.
Segundo o executivo, há muitos obstáculos para uma parceria de compartilhamento de vôos (no qual todas as companhias aéreas parceiras vendem passagens para vôos umas das outras) entre uma companhia de baixo custo como a Gol e uma companhia aérea tradicional.
"Somos, por exemplo, uma empresa que não emite bilhetes, ao contrário dessas companhias", disse Ribeiro.
O único acordo de code-share que a Gol tem em vigor foi feito em agosto de 2005, com a panamenha Copa Airlines, também uma companhia que opera no modelo de baixo custo, baixa tarifa.
Conforme Ribeiro, nesse segmento em todo o mundo, apenas a Gol e a australiana Virgin Blue têm acordos operacionais com companhias tradicionais.