Pular para o conteúdo principal

Frota de A-320 poderá passar por perícia

Valor Online
De Brasília

As autoridades aeronáuticas estudam fazer uma auditoria em toda a frota de jatos A-320, da Airbus, desde que essa família de aeronaves chegou ao Brasil. O objetivo é descobrir se houve "imprudência" da TAM, única empresa aérea que usa o A-320 no país, na operação de aviões com reversores travados. No futuro, aeronaves com esse tipo de problema podem ter pousos restritos a aeroportos com pistas longas, defendem integrantes do governo.

Segundo uma fonte que acompanha de perto as investigações sobre o vôo 3054 da TAM, o governo já sabe que o avião não tocou o centro da pista principal do aeroporto de Congonhas no momento do pouso. A aeronave teria tocado o solo com um leve desvio à esquerda da faixa central. Em tese, isso reforça duas hipóteses: 1) houve um discretíssimo erro na aproximação final feita pelo piloto, com reflexos sobre o restante do percurso feito até a cabeceira de Congonhas; 2) o efeito do reverso direito travado já influenciou o início do pouso, "puxando" o avião para a esquerda. As autoridades acham a segunda hipótese mais provável.

Nessa avaliação, isso pode ajudar na explicação da curva à esquerda, feita pela aeronave no fim da pista, e enfraquece a possibilidade de que o piloto tenha tentado uma espécie de "cavalo de pau" como último recurso para paralisar a aeronave, antes do choque derradeiro contra o edifício da TAM Express.

O travamento do reverso não compromete a segurança das aeronaves, segundo manuais técnicos da Airbus, mas a companhia deve fazer o reparo do equipamento em até dez dias. Uma auditoria na TAM - medida que está em análise, mas sobre a qual ainda não houve decisão – poderá comprovar se essa "margem de segurança" (dez dias) tem sido usada até o limite e se a empresa "abusou" no uso dos jatos em aeroportos com pistas curtas.

"Estamos certos de que, agora mesmo, existem outros aviões voando com o reverso pinado (travado)", afirmou a fonte. Ela observa que todos os acidentes na aviação trazem ensinamentos. A própria atividade-fim do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa) não é apontar culpados, e sim encontrar as falhas que levaram ao acidente investigado. O trabalho do Cenipa, bem como o de órgãos similares de outros países, também gera recomendações normalmente adotadas por fabricantes de aviões, de equipamentos e companhias aéreas para aumentar a segurança de vôo e diminuir os riscos no futuro.

No caso da colisão do Boeing da Gol com o Legacy, uma das prováveis sugestões é que se reforcem os sinais de alerta aos pilotos sempre que houver um desligamento do "transponder", aparelho essencial para acionar o sistema anti-colisão entre duas aeronaves. Pelo menos é isso o que indicará a CPI do Apagão Aéreo da Câmara dos Deputados.

No caso do acidente com o vôo 3054 da TAM, pode haver mudança de regras para a comunicação de travamento dos reversores à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), órgão responsável pela fiscalização. Pelas regras atuais, a empresa aérea só comunica à ANAC "falhas estruturais" ou "falhas de projeto" da aeronave, segundo informou a agência.

A idéia em gestação no governo é que qualquer travamento de reverso passe a ser obrigatoriamente comunicado à agência reguladora. Com isso, além de um controle mais rigoroso sobre o reparo do equipamento, poderão ser baixadas medidas para restringir a operação de aeronaves com esse tipo de problema.

Dessa forma, ficaria impedido o pouso de aviões com reverso travado em aeroportos com pistas curtas, em que a margem para erro é baixíssima. São os casos, por exemplo, de Congonhas (1.940 metros de extensão na pista principal), Santos Dumont (1.323 metros) e Vitória (1.750 metros). O reverso é apenas um mecanismo auxiliar para a frenagem do avião no pouso, mas a futura restrição seria uma medida preventiva, disse a fonte. A TAM defende a tese de que, por funcionar apenas como instrumento auxiliar, o reverso travado não é levado em conta nos cálculos para pouso. Portanto, não haveria problemas em deixar de usá-lo, mesmo em pistas curtas. (DR)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul