Pular para o conteúdo principal

CPI faz bom trabalho sobre as causas do apagão aéreo

Valor Online

Insatisfações trabalhistas, defasagens tecnológicas, demanda em ascensão vertiginosa, infraestrutura precária e desarticulação institucional tornaram um inferno as viagens de avião. O diagnóstico e as sugestões do relatório parcial da CPI do Apagão Aéreo para pôr fim a esta situação são sensatas e não reivindicam originalidade - o Conselho Nacional da Aviação Civil (Conac) havia sugerido boa parte delas, em 2003, sem que nada fosse feito. Elas revelaram um quadro sombrio de desorganização no ar.

O relatório desmistifica a aura de segurança que reinava no país até a queda do avião da Gol em setembro de 2006. O caos que se seguiu perdura até hoje. As causas foram múltiplas, convergindo para produzir o apagão, após o maior desastre aéreo da história nacional.

Pelo que se interpreta do trabalho da CPI, os controladores de vôo estão no centro do palco, mas não escreveram o script da tragédia de erros que ainda não terminou. A CPI aponta que há déficit de 600 profissionais, para um total de 2.904 em ação (647 civis). A redução do excessivo número de aeronaves sob vigilância individual, provocada pelo acidente com o avião da Gol, teve o efeito de uma bomba em uma infra-estrutura aeroportuária saturada. Para que os atrasos se transformassem na atual balbúrdia, eram necessários outros fatores.

Um deles foi que dois dos maiores aeroportos do país, onde há o maior número de conexões - Congonhas e Brasília - já estavam sem condições de atender os requisitos satisfatórios de vôo, para passageiros e empresas. Não há espaço nos horários de pico para todos os vôos programados. Uma das causas para que esses aeroportos chegassem a este estado, segundo a CPI, foi a “autorização de linhas aéreas em quantidade superior à capacidade de infra-estrutura aeronáutica e aeroportuária". O excesso de rotas minou, como é óbvio, a capacidade do controle de tráfego.

A incompetência de planejamento não operou no vácuo. Ela acomodou, com o "jeitinho" brasileiro, uma demanda que cresceu a ritmo chinês e o interesse das empresas em atendê-la seja como for. A previsão oficial era de crescimento de 8% ao ano na demanda por transporte e ela foi para o espaço há bom tempo. Em 2004, a demanda cresceu 12,2%, no ano seguinte, 26,8%, em 2006, 12,1% e para 2007 se prevê 17,4%. É inacreditável que após nove meses de desordem ainda se procure manter todas as linhas existentes, nos mesmos aeroportos congestionados e deficientes, como se nada tivesse ocorrido. Como não há milagres, o número de vôos cancelados diariamente, em quantidade muito acima do normal, representa o excesso de demanda que já não pode ser atendido.

Governo e empresas sabem disso, embora dêem a impressão de surpresa.

A qualidade dos serviços, tanto privados quanto públicos, desceu a níveis inimagináveis. O despreparo das companhias aéreas para lidar com situações de crise se tornou irritantemente clara. A inaptidão do governo, responsável em última instância pelo caos, raras vezes foi tão longa e ridiculamente exposta como agora.

A CPI toca em um ponto central. "De todos os setores da infra-estrutura, o aeroportuário é o que permanece mais estatizado", aponta. Houve um acúmulo de erros graves do governo, que envolvem politicagem e desleixo. A lista é longa e começa pela torre de Babel em que se tornou o comando do tráfego aéreo no país. A Aeronáutica não conversa com o ministro da Defesa, ao qual está subordinada, e que exerce um papel figurativo. Tampouco se entende com o órgão regulador, a Agência Nacional da Aviação Civil - uma vítima do aparelhamento político do Estado por PT e aliados. O Conac, órgão de formulação de políticas, ficou três anos sem se reunir. E a militarização do sistema aéreo tornou-se um anacronismo de alto custo.

É preciso, como sugere a CPI, redirecionar linhas para longe dos aeroportos saturados, para adequar a oferta à demanda de serviços. Uma das formas de se fazer isso é a diferenciação das tarifas aeroportuárias. Via preço, se desconcentraria os horários de pico. O aumento do efetivo dos controladores e a desmilitarização tornaram-se tarefas urgentes. A meta mais importante, porém, é criar as condições para se privatizar o sistema, ampliar as concessões dos serviços para a iniciativa privada e permitir que ela possa construir e operar os aeroportos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul