Como todo mundo, estamos arrasados com o acidente de ontem em Congonhas. Viajamos muito e todas as vezes que pousamos ali ficamos impressionados com a proximidade dos prédios que parecem encostar na janela da aeronave. Agora, resta aguardar o resultado das investigações. Um dos itens mais importantes para descobrir as causas e ter detalhes precisos do ocorrido é o conteúdo das caixas-pretas do avião, que já foram localizadas e enviadas
para análise nos Estados Unidos. Para ver como funcionam, visite o site howstuffworks há onde há uma excelente explicação
sobre as caixa-pretas, que na verdade não são pretas, são pintadas de rescue-orange, um laranja bem brilhante para facilitar a sua localização. Também não é apenas uma, geralmente são duas, um CVR (cockpit voice recorder)
, que grava toda a comunicação na cabine, e uma unidade de gravação de dados de vôo, ou flight data recorder
que registra uma série de informações detalhadas, como hora, posição, velocidade, altitude, temperatura, posição dos flaps, e outras informações. As caixas-pretas são construídas para resistir a altas temperaturas, choques violentos, e a submersão em grandes profundidades. Fizemos a foto acima para ilustrar uma matéria para a Playboy que explicava o funcionamento das caixas-pretas. Do lado esquerdo, o CVR, e do lado direito, o FDR.
Esperamos que as autoridades saiam da inércia, da morosidade e das promessas vazias e consigam reverter a situação atual do caos aéreo no país. Nossos sentimentos estão com todas as famílias e amigos das vítimas neste momento muito difícil.