Pular para o conteúdo principal

Avião tocou a pista de Congonhas no ponto correto, diz brigadeiro

Chefe do setor que investiga acidentes afirmou que as imagens mostram que avião tocou o solo no ponto certo

Apesar disso, tanto ele quando o comandante da FAB dizem que imagens não permitem tirar conclusões sobre as causas do acidente


FERNANDO RODRIGUES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA – FOLHA DE SÃO PAULO

O avião da TAM que explodiu em Congonhas tocou a pista do aeroporto no local correto ao aterrissar, conforme indicam as imagens de câmeras da Infraero. Em seguida, descreveu uma trajetória em linha reta, sem jogar para os lados nem demonstrar falta de direção.

O Airbus-320 passou a apresentar aumento de velocidade a partir do segundo terço da pista. Continuou assim até descrever a curva para a esquerda e bater no prédio.

O brigadeiro Kersul Filho, chefe do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), confirmou ontem a informação de que a aeronave pousou no ponto correto, dentro do limite de 300 metros iniciais da pista.

Já o governador José Serra (PSDB) disse ter ouvido de Juniti Saito, comandante da FAB, que ainda não é possível apontar as causas do acidente com base na filmagem. Seria necessário, antes, transformar as cenas num filme. Kersul Filho concorda com a opinião.

O toque do avião no ponto correto da pista é um dos primeiros procedimentos para que um pouso ocorra dentro da normalidade. Em seguida, no caso de Congonhas, o piloto tem os 1.640 metros restantes da pista para frear -a pista tem 1.940 metros no total.

Demóstenes Torres (DEM-GO), relator da CPI do Apagão Aéreo no Senado, assistiu ontem aos vídeos da aterrissagem. "Fica muito claro no trecho número três, o terceiro vídeo, que o avião acelera. Nós comparamos com outros pousos. O Airbus da TAM faz o trecho três em cerca de três segundos. Outros aviões levam 11 segundos."

Como a extensão total da pista é de 1.940 metros, várias câmeras gravam os pousos de maneira seqüencial. Demóstenes disse ter visto seis trechos. Só há imagens do avião no solo.


"No final, dá para perceber um clarão na tela, mas não estão gravadas as cenas do acidente", declara o relator.


Outro fato técnico importante mostrado pelas imagens é a trajetória em linha reta do Airbus da TAM. Até a manhã de ontem, ainda havia dúvidas sobre se o equipamento teria derrapado, balançado e perdido a direção já ao atingir o solo.


Mas ainda não está claro -nem as imagens mostram- a razão pela qual o avião passa a ter uma velocidade maior a partir de determinado trecho.


Há várias hipóteses, todas pendentes de comprovação. Uma delas é que poderia ter ocorrido aquaplanagem, quando o avião flutua e desliza sobre uma fina lâmina d'água -chovia anteontem em Congonhas. Nesse caso, o Airbus teria de ter descrito uma trajetória reta flutuando sobre a água, uma situação pouco comum.


Como a aceleração mais nítida é a partir de um determinado ponto quase na metade da pista, é também possível que o piloto do Airbus tenha tomado ali a decisão de arremeter -abortar o pouso e decolar.


Outra polêmica também fica um pouco mais clara depois de analisadas as imagens: a importância ou não das ranhuras na pista principal de Congonhas. A pista usada pelo Airbus da TAM não tem as ranhuras, que aumentam o coeficiente de atrito e aderência dos pneus.


Ocorre que esse avião usa ao tocar o solo um freio aerodinâmico -revertendo as turbinas e acionando os flaps (as abas móveis localizadas nas asas). Só num segundo momento é que passa a frear também os pneus.


Como o avião tocou a pista no local correto, ficou em linha reta e logo começou a acelerar, a hipótese da Infraero é que a inexistência das ranhuras não teve papel relevante -porque na parte final da pista o Airbus estava em aceleração, e não redução de velocidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul