Bando metralha delegacia e cabines da PM, rouba carros e invade casa. Três suspeitos são mortos.

Morro do Dendê está cercado. Bandidos atiraram em delegacia e cabines da PM .

O Dia

Rio - A manhã desta segunda-feira foi de bastante tensão na Ilha do Governador, Zona Norte. Bandidos fizeram disparos contra a delegacia do bairro e contra duas cabines da Polícia Militar. Eles ainda roubaram carros e um chegou a invadir uma casa durante a fuga. Toda a área foi cercada e o Morro do Dendê, de onde seriam os criminosos, ocupado. Três bandidos morreram, um foi preso e um está foragido. Em razão dos tiroteios, um homem e uma mulher foram feridos.

Por causa dos confrontos, uma pista do aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim (Galeão), na Ilha, foi fechada durante o período da manhã e os aeroportos de São Paulo alteraram o esquema de decolagens para o aeroporto. A Aeronáutica não informou quanto tempo os trabalhos no aeroporto ficaram prejudicados.

De acordo com a Infraero, porém, não houve fechamento parcial do aeroporto nem suspensão das decolagens. A Aeronáutica também informou que os vôos da ponte aérea Rio-São Paulo não foram suspendos e saíram com atrasos do aeroporto Santos Dumont, na capital fluminense, por causa do mau tempo.

Em nota, a Aeronáutica disse que o tiroteiro "interrompeu a operação em uma das pistas" do Galeão e, por isso, houve um "gerenciamento de fluxo nas aeronaves da Ponte Aérea".

O presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, também confirmou que o motivo da alteração na escala de vôos foi o tiroteio na Ilha do Governador, rota dos vôos que chegam ao Galeão.

De acordo com o último balanço da Infraero, dos 838 vôos programados em todo o País até o meio-dia, 66 sofreram atrasos superiores a uma hora e 35 foram cancelados.

Ataque a delegacia e arrastão

Os ataques começaram por volta das 9h. Ocupantes de dois carros atiraram contra a 37ª DP (Ilha do Governador) e fugiram. Uma mulher identificada como Marcia Cristina levou um tiro de raspão na cabeça. Ela estava em um prédio comercial das proximidades. O empresário Bruno Ludovico, 47 anos, teve o vidro do carro atingido por um tiro e foi ferido por estilhaços. Os dois foram socorridos e medicados.

Após o ataque à delegacia, os criminosos roubaram carros na Estrada do Dendê e em outras ruas. A PM já começou a recuperar os veículos roubados, que estão sendo reunidos na porta do batalhão da Ilha, por ordem do comandante Célio da Silva.

O bando então atirou contra duas cabines da PM. Houve perseguição e intenso confronto. Prédios, estabelecimentos comerciais e carros ficaram com marcas de tiros. Dois bandidos morreram na hora, um foi preso dentro de um prédio na Rua Haia e um conseguiu fugir. Um outro que estava baleado chegou a invadir uma casa na Rua Sena, que liga a Praia da Rosa à Estrada do Dendê, na Ilha, mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu. Nenhum morador ficou ferido.

Policiais do Grupo de Ações Táticas (GAT) do 17º BPM (Ilha do Governador) e homens da Polícia Civil realizam operação no local para capturar o criminoso que conseguiu fugir.

Leia a nota da Aeronáutica na íntegra:

O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica esclarece que, hoje pela manhã, a informação de um tiroteio nas proximidades do Aeroporto do Galeão interrompeu a operação em uma de suas pistas.

Isso fez com que os órgãos de controle efetuassem um gerenciamento de fluxo nas aeronaves da Ponte Aérea.

Concomitantemente, devido às condições meteorológicas, o aeroporto Santos-Dumont operava por instrumentos, o que contribuiu para que a distância entre as aeronaves fosse aumentada.

Diferentemente do que alguns órgãos de imprensa divulgaram, as decolagens de São Paulo não chegaram a ser suspensas.

Até o momento, não há registros de qualquer restrição de controle de tráfego aéreo no país, segundo o relatório do Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea.

Brig Ar ANTONIO CARLOS MORETTI BERMUDEZ
Chefe do CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA

Post a Comment

header ads
header ads
header ads