Pular para o conteúdo principal

Tiroteio na Ilha fecha pista do Galeão e atrasa vôos da Ponte Aérea

Bando metralha delegacia e cabines da PM, rouba carros e invade casa. Três suspeitos são mortos.

Morro do Dendê está cercado. Bandidos atiraram em delegacia e cabines da PM .

O Dia

Rio - A manhã desta segunda-feira foi de bastante tensão na Ilha do Governador, Zona Norte. Bandidos fizeram disparos contra a delegacia do bairro e contra duas cabines da Polícia Militar. Eles ainda roubaram carros e um chegou a invadir uma casa durante a fuga. Toda a área foi cercada e o Morro do Dendê, de onde seriam os criminosos, ocupado. Três bandidos morreram, um foi preso e um está foragido. Em razão dos tiroteios, um homem e uma mulher foram feridos.

Por causa dos confrontos, uma pista do aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim (Galeão), na Ilha, foi fechada durante o período da manhã e os aeroportos de São Paulo alteraram o esquema de decolagens para o aeroporto. A Aeronáutica não informou quanto tempo os trabalhos no aeroporto ficaram prejudicados.

De acordo com a Infraero, porém, não houve fechamento parcial do aeroporto nem suspensão das decolagens. A Aeronáutica também informou que os vôos da ponte aérea Rio-São Paulo não foram suspendos e saíram com atrasos do aeroporto Santos Dumont, na capital fluminense, por causa do mau tempo.

Em nota, a Aeronáutica disse que o tiroteiro "interrompeu a operação em uma das pistas" do Galeão e, por isso, houve um "gerenciamento de fluxo nas aeronaves da Ponte Aérea".

O presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, também confirmou que o motivo da alteração na escala de vôos foi o tiroteio na Ilha do Governador, rota dos vôos que chegam ao Galeão.

De acordo com o último balanço da Infraero, dos 838 vôos programados em todo o País até o meio-dia, 66 sofreram atrasos superiores a uma hora e 35 foram cancelados.

Ataque a delegacia e arrastão

Os ataques começaram por volta das 9h. Ocupantes de dois carros atiraram contra a 37ª DP (Ilha do Governador) e fugiram. Uma mulher identificada como Marcia Cristina levou um tiro de raspão na cabeça. Ela estava em um prédio comercial das proximidades. O empresário Bruno Ludovico, 47 anos, teve o vidro do carro atingido por um tiro e foi ferido por estilhaços. Os dois foram socorridos e medicados.

Após o ataque à delegacia, os criminosos roubaram carros na Estrada do Dendê e em outras ruas. A PM já começou a recuperar os veículos roubados, que estão sendo reunidos na porta do batalhão da Ilha, por ordem do comandante Célio da Silva.

O bando então atirou contra duas cabines da PM. Houve perseguição e intenso confronto. Prédios, estabelecimentos comerciais e carros ficaram com marcas de tiros. Dois bandidos morreram na hora, um foi preso dentro de um prédio na Rua Haia e um conseguiu fugir. Um outro que estava baleado chegou a invadir uma casa na Rua Sena, que liga a Praia da Rosa à Estrada do Dendê, na Ilha, mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu. Nenhum morador ficou ferido.

Policiais do Grupo de Ações Táticas (GAT) do 17º BPM (Ilha do Governador) e homens da Polícia Civil realizam operação no local para capturar o criminoso que conseguiu fugir.

Leia a nota da Aeronáutica na íntegra:

O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica esclarece que, hoje pela manhã, a informação de um tiroteio nas proximidades do Aeroporto do Galeão interrompeu a operação em uma de suas pistas.

Isso fez com que os órgãos de controle efetuassem um gerenciamento de fluxo nas aeronaves da Ponte Aérea.

Concomitantemente, devido às condições meteorológicas, o aeroporto Santos-Dumont operava por instrumentos, o que contribuiu para que a distância entre as aeronaves fosse aumentada.

Diferentemente do que alguns órgãos de imprensa divulgaram, as decolagens de São Paulo não chegaram a ser suspensas.

Até o momento, não há registros de qualquer restrição de controle de tráfego aéreo no país, segundo o relatório do Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea.

Brig Ar ANTONIO CARLOS MORETTI BERMUDEZ
Chefe do CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul