Deputados ouvem relatos de pelo menos três situações com risco em vôos no país. Documento foi entregue durante vistoria em Congonhas (SP).

Daniel Santini Do G1, em São Paulo

Controladores de vôo entregaram aos integrantes da CPI do Apagão Aéreo na Câmara, na manhã desta segunda-feira (18), um relatório em que documentam problemas no tráfego áereo e pelo menos três situações de risco envolvendo vôos em diferentes regiões do país. O dossiê foi passado aos sete deputados federais que fizeram vistoria nesta manhã no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo.

"Os controladores nunca haviam apresentado um documento. Quando ficamos sozinhos com eles, abriram o coração. Há problemas no sistema", resumiu Marcelo Castro (PMDB-PI), presidente da CPI. Além de terem feito encontro reservado com os controladores, os deputados também vistoriaram as obras no aeroporto, visitaram o centro de aproximação e a torre de controle de tráfego aéreo.

"A parte em que estivemos acompanhados pela oficialidade, esquece. O que valeu foi o tete-a-tete com os controladores. Ficou claro que há insegurança", afirmou o deputado Ivan Valente (PSOL-SP). De acordo com os parlamentares, pelo menos três incidentes em que aviões passaram por situação de risco estão no relatório entregue.

Entre os problemas apontados, houve falhas de comunicação e erros do sistema de monitoramento. "Em um deles um piloto perdeu a comunicação e teve de esperar fazendo circulos para entrar em outra área. Com isso ele entrou em rota de colisão. Se o problema não tivesse sido resolvido, ele poderia ter batido em outra aeronave que vinha em sua direção", explica o deputado Miguel Martini (PHS-MG), que além de integrante da comissão é ex-controlador de vôo.

"Em outro, quando uma aeronave estava a 41 mil pés e outra a 39 mil pés, o sistema acusava que os dois estavam na mesma altitude. Isso gera estresse no controlador. Se ele tentar corrigir uma falha que não existe, pode haver colisão", completa o parlamentar.

Segundo Martini, os principais problemas são a necessidade de mais equipamentos, de softwares mais ajustados e de mais controladores treinados. Os centros de controle que mais apresentam problemas, ainda de acordo com Martini, são o de Brasília, por ter mais tráfego aéreo e o de Manaus, que estaria sofrendo problemas técnicos.

"Em meio às críticas, o deputado Pepe Vargas (PT-RS) defendeu que há necessidade de se fazer uma vistoria técnica, mesmo com a documentação entregue pelos controladores. "Os oficiais dizem que não há problema. Temos de apurar qual é a verdade", afirmou.

Obras em Congonhas

Os deputados saíram satisfeito após a vistoria das obras da pista principal de Congonhas. De acordo com eles, o cronograma será cumprido e os trabalhos terminarão no próximo dia 28.

Durante a passagem da comissão, um representante do Tribunal de Contas da União (TCU), entregou aos deputados um relatório com irregularidades anteriormente apontadas que ainda não foram resolvidas.

Questionado sobre o problema, o presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, que acompanhou os parlamentares durante a maior parte da visita, minimizou o problema. "O Tribunal mesmo pode resolver isso. Eles podem aplicar multas."

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