Aeronave sumiu do radar uma hora depois de decolar, na tarde de sábado. Duas pessoas morreram. Único sobrevivente quebrou uma perna.

Do G1, em São Paulo, com informações da TV Roraima
CECOMSAER

Equipes da Força Aérea Brasileira (FAB) localizaram, na manhã desta quarta-feira (4), o monomotor da empresa de táxi aéreo Paramazônica que estava desaparecido desde sábado (31) em Caracaraí, em Roraima. Segundo as primeiras informações da FAB, duas pessoas morreram e uma sobreviveu.

Encontrar um sobrevivente de um acidente aéreo é motivo de celebração para os militares da Força Aérea Brasileira que atuam no serviço de busca e resgate. Eles puderam viver esse momento na quarta-feira (dia 4) depois de quatro dias de intensas buscas por uma avião desaparecido em plena Floresta Amazônica, numa área do interior de Roraima.

O único sobrevivente foi o auxiliar de epidemiologia Marcos Xavier, que teve uma fratura na perna. Ele foi levado pela FAB para atendimento em Boa Vista. O piloto Paulo Lopes e o técnico de enfermagem Darciel Santos Carvalho morreram no local. A equipe estava a serviço da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) no atendimento a comunidades indígenas da área. O monomotor Cessna 206 prefixo PT-KBA levava agentes da Diocese de Roraima para área ianomâmi, próximo à Serra do Pacu. O avião, que estava desaparecido desde 12h do sábado (dia 31), caiu numa área de floresta extremamente fechada, o que faz valer, para a missão dos militares, o dito popular que o trabalho era tão difícil como achar agulha em um palheiro. As buscas partiram das informações do Salvaero Amazônico.

Depois de encontrado pela aeronave de busca Bandeirante da FAB, do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV), os militares tiveram que descer de guincho de um helicóptero H-1H, do Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8º GAV), para trazer o sobrevivente. Também foi empregado para auxiliar no trabalho de resgate um avião Buffalo, do Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação (1º/9º GAV). Essa aeronave transportou combustível até Caracaraí, de onde partiam diariamente as aeronaves que faziam parte das buscas. Todo esse trabalho teve a grande recompensa de aliviar dores e salvar a vida de alguém.

Post a Comment

header ads
header ads
header ads