DA SUCURSAL DE BRASÍLIA - FOLHA DE SÃO PAULO
A pista principal do aeroporto de Congonhas precisa há anos ser destruída e reconstruída. O governo deveria utilizar o chamado "asfalto ecológico", por ser um material de melhor performance para evitar alagamentos.
O diagnóstico e a sugestão foram dados pelo engenheiro Oswaldo Sansone, que estudou durante dois anos a aderência do asfalto das pistas de pouso de Congonhas.
A Infraero concorda com parte da avaliação de Sansone -por isso vem tentando licitar a reforma das pistas desde 20006. Sobre o asfalto, porém, decidiu pelo uso do comum.
Formado em engenharia de infra-estrutura aeronáutica pelo ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), Samsone diz que a pista principal de Congonhas precisa ter seu declive corrigido. Isso significa elevar a altura do meio da pista, para facilitar o escoamento da água.
Samsone vistoriou e realizou medições na pista de Congonhas para sua dissertação de mestrado. Hoje é consultor do aeroporto de Guarulhos.
O chamado asfalto ecológico sugerido por Samsone vem sendo utilizado em diversas pistas de pouso no exterior. Conhecido como SMA, é uma mistura de asfalto com polímeros.