Média de passageiros que passam pelo terminal de Araxá é de 25 por dia. Secretário de Turismo planeja reforma e instalação de novos equipamentos.

Da Globominas.com

O aeroporto de Araxá, em Minas Gerais, está praticamente parado. A infra-estrutura do local não segue as normas de uma resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e muitos vôos que passavam pelo local tiveram que ser cancelados. O terminal está operando com apenas uma linha. A média de passageiros é de 25 por dia.

Há três anos, aviões fretados com mais de 60 lugares pousavam em Araxá trazendo turistas de São Paulo. Mas, por questões de segurança, a Anac proibiu o tráfego desse tipo de aeronave em locais que não tivessem equipamentos de raio-X. Como o aeroporto da cidade mineira ainda está fora dos padrões, os vôos precisaram ser suspensos.

A exigência faz parte de uma resolução de 2005 do Departamento de Aviação Civil (DAC), hoje Agência Nacional de Aviação Civil. A medida tem como objetivo evitar atos terroristas. Os aparelhos serviriam para detectar armas, explosivos ou dispositivos perigosos.

O secretário municipal de Turismo Leandro Haddad reconhece os problemas, mas diz que os documentos para a adequação das estruturas já foram encaminhados à Anac. "Nós estamos terminando a construção de uma nova sala de embarque e vamos implantar alguns equipamentos de segurança, como o detector de metais para que essas aeronaves de 60 lugares possam voltar a operar em nossa cidade", diz.

Post a Comment

header ads
header ads
header ads