Pular para o conteúdo principal

Presidente turco inaugura o maior aeroporto do mundo

Infraestrutura em Istambul vai substituir aeroporto internacional Atarürk, que atingiu o limite de capacidade


Diário de Notícias / LUSA

O Presidente da Turquia inaugura esta segunda-feira em Istambul um novo aeroporto destinado a transformar-se no maior do mundo, um dos projetos ao nível das infraestruturas que têm marcado o país desde a sua chegada ao poder.


O presidente turco, Tayyip Erdogan inaugura uma das obras mais emblemáticas do seu governo © REUTERS/Umit Bektas

A inauguração do novo aeroporto, construído no lado europeu do país, perto do Mar Negro, coincide com o 95.º aniversário da República turca. A infraestrutura vai substituir o atual aeroporto internacional Atatürk, que atingiu o limite devido à elevada afluência.

A cerimónia está marcada para as 13:00 (10:00 em Lisboa) e contará com a presença de líderes estrangeiros, como o emir e líder do Catar Tamim bin Hamad Al-Thani, aliado do chefe de Estado turco.

O projeto alinha-se com o desejo do Presidente turco de transformar Istambul, a antiga capital do Império Otomano, num centro global entre três continentes, a Europa, a Ásia e a África.

A nova infraestrutura aérea, com capacidade para 90 milhões de passageiros por ano, vai funcionar em pleno a partir de 29 de dezembro. Até essa data, e enquanto o aeroporto de Atatürk ainda permanece aberto, vai garantir apenas cinco voos diários.

De acordo com o presidente executivo da IGA (futura operadora do aeroporto), Kadri Samsunlu, esta transição de dois meses vai testar o novo aeroporto e "identificar áreas de melhoria", avançou à imprensa na quinta-feira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave.De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

STJ define foro de ação contra Varig

Zínia Baeta, de São Paulo

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, pela primeira vez, que cabe à Justiça do Trabalho julgar um processo de uma ex-funcionária da antiga Varig que pede no Judiciário o pagamento de verbas trabalhistas - como salário, férias e FGTS - ao grupo econômico do qual faz parte a companhia aérea Gol. Até então, em conflitos de competência similares, o STJ vinha entendendo que esses casos deveriam ser remetidos à Justiça estadual - no caso, a 1ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, responsável pela recuperação judicial da velha Varig. Apesar de o STJ não entrar na discussão sobre a responsabilidade da Gol pelas dívidas trabalhistas da Varig, comprada por ela em 2007, a decisão é apontada como um importante precedente por advogados trabalhistas, pois o entendimento poderia, de alguma forma, influenciar o Supremo Tribunal Federal (STF), que também está para julgar um conflito de competência envolvendo uma ex-funcionária da antiga Varig.

Em março de 2007, a Gol com…

Avião colide com ave em pleno voo e assusta passageiros (vídeo)

Com a colisão, o vidro do pára-brisas da aeronave ficou destruído, deixando o co-piloto com ferimentos leves
O Dia

Fortaleza - Um avião de pequeno porte que fazia a rota entre Fortaleza e Teresina, no último domingo, colidiu com uma ave durante o voo. Com a colisão, o vidro do para-brisa da aeronave ficou destruído, deixando o copiloto com alguns ferimentos leves no rosto.

Vidro do para-brisa de avião quebrou ao bater em ave
De acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáutico (Cenipa), a aeronave manteve a rota e pousou com segurança no destino.