Pular para o conteúdo principal

Como seis passageiros do avião que caiu no Campo de Marte sobreviveram: veja o passo a passo do resgate

Ação rápida dos bombeiros da Infraero e a presença de uma equipe médica no helicóptero Águia nas proximidades do acidente foram cruciais para o socorro aos sobreviventes.


Por Glauco Araújo e Ricardo Gallo | G1 SP, São Paulo

Na noite deste domingo (29), um avião que decolou de Videira (SC) caiu no aeroporto Campo de Marte, Zona Norte de São Paulo, deixando seis feridos e um morto. Por conta da explosão provocada pelo impacto da aeronave com o chão, imaginava-se que não haveriam sobreviventes.

Brigadistas fazem rescaldo após explosão de aeronave no Campo de Marte em São Paulo neste domingo (29) (Foto: Leonardo Benassatto/Reuters)
Brigadistas fazem rescaldo após explosão de aeronave no Campo de Marte em São Paulo neste domingo (29) (Foto: Leonardo Benassatto/Reuters)

A ação rápida dos bombeiros da Infraero, que evitou a explosão do tanque de combustível do avião, e a presença de uma equipe médica do Grupo de Resgate e Atenção à Urgência e Emergência (GRAU), que estava no helicóptero Águia da Polícia Militar nas proximidades do acidente, foram cruciais para o socorro aos sobreviventes.

O G1 conversou com Fábio Romero, chefe dos bombeiros da Infraero no Campo de Marte. Ele contou como foi a ação para conter o incêndio, resfriar a fuselagem e retirar as vítimas dos destroços.

A reportagem do G1 também falou com o médico Iuri Tamasauskas. Ele estava no helicóptero Águia da PM e foi o responsável pelo primeiro atendimento médico que as vítimas receberam e pelo envio delas para os hospitais. Tamasauskas foi quem constatou a morte do piloto Antonio Traversi.

Veja o passo a passo do resgate:
  • O piloto do avião já havia relatado problema no trem de pouso e tentou pousar por três vezes. Equipe de bombeiros da Infraero ficou de sobreaviso e, por isso, chegou aos destroços cerca de 15 segundos após a queda e a explosão da aeronave.
  • Cinco vítimas saíram rapidamente da aeronave. Elas estavam conscientes, andando de um lado para o outro, feridas e desorientadas, segundo o bombeiro Fábio Romero.
  • Ao mesmo tempo, bombeiros jogavam espuma para conter as chamas e resfriar a aeronave, principalmente as asas, que é onde ficam os tanques de combustível do avião.
  • A equipe do GRAU conseguiu liberação da torre de controle para fazer o pouso do helicóptero Águia, pois a pista estava fechada para as manobras de pouso do avião que caiu.
  • O médico Iuri Tamasauskas, acompanhado de dois enfermeiros, um piloto e um co-piloto, ficam à disposição para atuar no resgate de possíveis vítimas do acidente. Naquele momento, eles não tinham a confirmação de sobreviventes.
  • Minutos depois, a torre de controle acionou a equipe aeromédica, que seguiu até os destroços em uma viatura.
  • Bombeiros atuavam na retirada das duas vítimas que estavam presas nas ferragens.
  • Tamasauskas fez a triagem imediata das vítimas, identificou cada uma, fez coleta de sinais vitais, usou oxigênio e as imobilizou.
  • Os sobrevientes foram isolados em uma área apenas para eles. Tamasauskas acionou o Cobom, pedindo reforço de Unidades de Resgate e ambulâncias do SAMU.
  • As cinco vítimas seguiram para os hospitais mais próximos de Campo de Marte.
  • Bombeiros tiraram a sexta vítima sobrevivente. Enquanto ele foi estabilizado, o piloto Antonio Traversi foi retirado dos destroços e a morte dele foi constatada por Tamasauskas.
  • A sexta vítima foi levada no helicóptero Águia da PM, acompanhado por Tamasauskas e a equipe, até o Hospital das Clínicas.
  • O avião King Air C90 PP-SZN decolou de Videira (SC) por volta de 16h20 e se acidentou pouco depois das 18h, segundo a Infraero, que administra o Campo de Marte, dedicado à aviação executiva.
  • Bombeiros da Infraero e funcionários do Campo de Marte disseram que o avião havia tentado pousar, mas o piloto não tinha certeza de que o trem de pouso estava baixado.
  • Piloto sobrevoou a pista para que a torre de controle confirmasse, visualmente, que o trem de pouso estava ativado.
  • Depois, fez uma tentativa de pouso e arremeteu. Bombeiros informaram que o piloto testou a firmeza do trem de pouso e arremeteu.
  • O acidente aconteceu na terceira tentativa de pouso.
  • A aeronave estava a 108 metros em relação à pista do Campo de Marte, a uma velocidade de 274 km/h, de acordo com o site de monitoramento de voos Flightradar24.
  • As circunstâncias do acidente estão sob investigação do Cenipa, órgão da Força Aérea Brasileira (FAB).

Veja quem são as vítimas:

Antonio Traversi - era o piloto da aeronave e da Videplast há pelos menos 18 anos e tinha mais de cinco mil horas de voo. Segundo os bombeiros, ele morreu no acidente;

Nereu Denardi - sócio da Videplast. Foi socorrido e levado ao Hospital do Mandaqui. Ele está internado no Hospital Albert Einstein, que não divulga detalhes sobre o estado de saúde da vítima;

Geraldo Denardi - sócio da Videplast e irmão de Nereu. Internado no Hospital Santa Isabel, passou por tomografia e, segundo a família, está consciente; assessoria do centro médico diz que ele está estável, sem previsão de alta hospitalar;

Enzo - tem 17 anos e é filho de Nereu. Internado no Hospital Santa Isabel, passou por tomografia e, segundo a família, está consciente; assessoria do centro médico diz que ele está estável, sem previsão de alta hospitalar;

Aguinaldo Nunes - coordenador da Videplast. Foi socorrido e levado para o Hospital São Camilo. Ele recebeu alta na tarde desta terça-feira, depois que o boletim médico informou, pela manhã, que ele apresentava quadro estável;

Agnaldo Crippa - gerente da Videplast. Foi socorrido no HSANP; internado na Unidade de Terapia Intensiva do hospital com estado clínico estável, mas ainda sob "vigilância criteriosa", segundo o hospital. Nesta terça-feira, ele passou por "extubação com sucesso", ainda segundo o HSANP;

Benê Souza - foi socorrido e levado para o Hospital das Clínicas; o estado de saúde dele é estável, mas ainda sem previsão de alta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul