Brasil e Vietnã assinaram nesta segunda-feira acordos para facilitar a conexão aérea entre os dois países e intercambiar sementes, animais e experiências no setor agropecuário a fim de impulsionar projetos de pesquisa, informaram fontes oficiais.
EFE
Brasília - Os acordos aconteceram por ocasião da visita do vice-primeiro-ministro do Vietnã, Vuong Dinh Hue, que se reuniu hoje com o presidente Michel Temer no Palácio do Planalto, em Brasília.
EFE/Joédson Alves |
No setor da aviação civil, ambos países estabeleceram medidas bilaterais que terão "impactos positivos sobre o turismo e as visitas de negócios", segundo afirmou o Ministério das Relações Exteriores em comunicado.
A partir de agora, companhias aéreas de Brasil e Vietnã estarão habilitadas para sobrevoar ambos territórios sem ter de aterrissar e também fazer escalas para embarque ou desembarque de cargas e passageiros.
Além disso, foi assinado um memorando que prevê a troca de sementes, raças de animais e informações relacionadas com o agronegócio, assim como a implementação de seminários e exposições com cientistas dos dois países para impulsionar projetos de pesquisa no campo.
De acordo com o governo Temer, um dos interesses do Vietnã é estabelecer uma cooperação com o Brasil para a produção e comercialização de etanol.
A delegação vietnamita, formada por diversos ministros e empresários, foi liderada por Vuong Dinh Hue, que assinou os citados acordos em um ato com o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes.