Dados registrados devem ajudar autoridades a descobrir causa do acidente, que matou 11 pessoas. Passageiras voltavam de uma despedida de solteira nos Emirados Árabes Unidos.
Por G1
Autoridades iranianas recuperaram, nesta segunda-feira (12), a caixa-preta do avião particular turco que caiu no domingo (11) em uma região montanhosa no sudoeste do país. A aeronave transportava Mina Basaran, de 28 anos, filha do empresário bilionário Huseyin Basaran, e sete amigas dela.
Foto que foi postada no Instagram de Mina Basaran mostra ela e amigas em hotel de luxo em Dubai com a legenda #minasbachelorette (despedida de solteira da Mina). (Foto: Reprodução/Instagram/Mina Basaran) |
O grupo voltava da despedida de solteira de Mina em Dubai, nos Eimirados Árabes Unidos. Segundo o jornal turco "Hürriyet", o casamento seria em abril.
O avião voava de Dubai para Istambul, na Turquia, e pertencia a uma companhia turca da família Basaran. Todos os 8 passageiros e 3 tripulantes a bordo morreram, segundo anunciou o ministério de Transportes da Turquia.
Segundo comunicado da Organização de Aviação Civil Iraniana citado pela agência de notícias France Presse, o avião caiu às 18h09 (hora local, 11h39 em Brasília), pouco depois de o piloto reportar "problemas técnicos" e pedir autorização para descida.
De acordo com autoridades dos Emirados Árabes Unidos, a aeronave não precisou de nenhum procedimento de manutenção enquanto estava em solo, no aeroporto de Sharjah.
As causas do acidente ainda são desconhecidas, mas uma testemunha disse à TV estatal que viu a aeronave em chamas antes da queda.
A recuperação da caixa-preta deve ajudar os investigadores a entender o que aconteceu. O equipamento registra os diálogos dentro da cabine de comando, as comunicações entre a aeronave e a torre de controle, assim como outros dados de voo.
Autoridades recuperaram os corpos de todas as vítimas na região da queda do avião, as montanhas de Zagros, perto de Shahr-e Kord, a 370 quilômetros de Teerã.
As fortes chuvas e o difícil acesso à região impediram que helicópteros de resgate chegassem ao local no domingo.
As famílias das vítimas chegaram nesta segunda a Shahr-e Kord junto com diplomatas turcos, segundo a agência estatal IRNA.