Fabricação em série de helicóptero de alta velocidade será iniciada em 2022. Maquete do veículo destinado ao Ministério da Defesa russo foi apresentada durante Salão Internacional Aeroespacial Maks-2015, no final de agosto.
VADIM MATVÉIEV | GAZETA RUSSA
Em coletiva no início de setembro, o comandante da VKS (Forças Aeroespaciais da Rússia), Viktor Bondarev, anunciou que o novo helicóptero de alta velocidade, apelidado de Rachel (sigla em inglês para Helicóptero Comercial Avançado Russo), passará a ser fabricado em série a partir de 2022.
“Em 2018, um protótipo desse helicóptero deverá levantar voo”, disse Bondarev. “O desenvolvimento será concluído em 2021 e, a partir do ano seguinte, esse modelo de helicóptero será fabricado em série.”
Desenvolvido para o Ministério da Defesa russo, o veículo poderá atingir velocidade de até 500 quilômetros por hora. Espera-se que algumas soluções técnicas do Rachel sejam úteis também para os helicópteros que já fazem parte do armamento do Exército russo.
O Rachel é projetado para transportar até 24 passageiros e tem peso máximo de decolagem de 12 toneladas. Preço mais acessível e custos operacionais reduzidos prometem fazer desse modelo um forte concorrente em sua categoria.
Maquete do futuro
O protótipo do Rachel foi apresentado pela primeira vez em 2013 no Salão Aeronáutico de Farnborough, no Reino Unido.
Já o modelo em tamanho natural exibido no Maks-2015, no final de agosto, foi criado com base no helicóptero Mi-24K. O sistema de suporte instalado no atual protótipo passará por testes em condições reais de voo.
A expectativa é que o sistema seja capaz de receber dados em velocidades de voo superiores a 400 km/h, com possibilidade de posterior aumento. Para isso, o Mi-24K foi equipado com um rotor mais resistente.