Infraero disse que falta autorização para transferência de sistema. Ministro da Aviação promete priorizar ampliação a pedido de Dilma.


Do G1 ES, com informações da TV Gazeta

A nova torre de controle do aeroporto de Vitória, pronta desde 2013, nunca foi usada. Portada de equipamentos modernos ela custou R$ 16 milhões aos cofres públicos. O investimento foi feito com o objetivo melhorar o tráfego aéreo no estado.




De acordo com a Infraero ainda não houve a mudança do sistema da antiga torre para a nova, e por isso ela continua em desuso. A autorização para essa troca não foi concedida pelo departamento de controle do Espaço Aéreo e do Corpo de Bombeiros.

Outro problema que o aeroporto enfrenta é a conclusão da ampliação do espaço. A obra começou em 2005, mas foi impedida de ser continuada pelo Tribunal de Contas, que encontrou superfaturamento no contrato de licitação.

Nesta segunda-feira (6), o ministro-chefe da Secretaria da Aviação Civil, Eliseu Padilha, disse que vai pressionar o início das obras. Ele falou que tem o compromisso de assinar a ordem de serviço que prevê investimento de R$ 530 milhões.

Ainda de acordo com Padilha, a ampliação irá precisar de mais dois anos para ser concluída. O ministro prometeu fazer pressão para que a ordem de serviço seja assinada imediatamente.

Histórico

A ampliação do aeroporto de Vitória foi prometida pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva em 2004. Um ano depois as obras começaram, mas pararam pelo superfaturamento encontrado no contrato de licitação.

O ex-presidente considerou retomar as obras em 2007, mas elas não foram continuadas. Em 2013, Padilha anunciou que a ampliação sairia, mas o inquérito no tribunal de Contas continuava em aberto.

Dilma Roussef disse no ano passado que uma nova licitação seria anunciada, mas até agora nenhum papel foi assinado para continuar a ampliação do aeroporto.



Post a Comment

header ads
header ads
header ads