Pular para o conteúdo principal

Aeronaves russas SSJ-100 são as melhores do mundo em sua classe

José Luis Garza, diretor-geral da companhia aérea Interjet, fala, em entrevista à Sputnik, na experiência de operação do material aeronáutico russo no México, as peculiaridades de voos neste país e sua visão perspectiva da indústria aeronáutica russa.


Sputnik

A companhia aérea mexicana Interjet decidiu usar a opção para 10 aviões SSJ-100 de fabricação russa e vai assinar em breve os documentos necessários. Entrevistado pela Sputnik, o diretor-geral da companhia aérea, José Luis Garza, se referiu à experiência de operação do material aeronáutico russo neste país latino-americano, a especificidade de voos no México e sua visão do futuro da indústria aeronáutica russa.


Avião Sukhoi Superjet 100
© Sputnik/ Artyom Zhitenev
— Sr. Garza, por que razão a sua empresa utiliza o SSJ-100 em distâncias de uma hora de voo, onde se poderia usar um turboélice? Como se sabe, o SSJ-100 é projetado para as distâncias de 2 a 3 mil quilômetros.

— No México, muitos aeroportos estão localizados em altitudes elevadas. Por exemplo, o Aeroporto da Cidade do México encontra-se a uma altura de 2.400 metros, o de Toluca a 2.800 metros. Mesmo se os aviões são concebidos para distâncias de 2 ou 3 mil km, nestas condições, não podem voar a uma tal distância por causa da perda de potência. Há muito poucos aviões capazes de voar no México sem limitações. Por exemplo, a Aeroflot russa não pode voar diretamente para o México. Ou seja, o avião proveniente de Moscou, teoricamente, pode chegar à Cidade do México, mas a partir da Cidade do México já não pode cegar a Moscou, pois precisa de uma escala intermédia. O problema é que em México o avião tem uma capacidade de carga significativamente menor do que em Moscou. Por conseguinte, a aeronave leva menos combustível e menos passageiros.

— E não havia, por acaso, tentativas em qualquer parte do mundo para desenvolver um motor especial para que a aeronave possa ser operada em condições de altas montanhas?

— Não, é quase impossível e não faz sentido, porque o mercado é muito pequeno. O número de aeroportos localizados a grandes altitudes é muito reduzido no mundo; é Quito (Equador) e La Paz (Bolívia). Nós escolhemos o SSJ-100 justamente para rotas com distâncias menores de 1.400 km. As maiores distâncias em que o operamos é Toluca-Cancún e o voo para La Paz (Baja California Sur). Da Cidade do México e Toluca, o SSJ-100 pode cobrir todo o território nacional, e há muito poucas aeronaves que podem fazê-lo.

- Como o senhor poderia avaliar a segurança do SSJ-100, em comparação com outros tipos de aeronaves similares, e qual é a taxa de avarias por mil horas de voo?

— O SSJ-100 é um avião que até o presente momento tem voado na nossa companhia 18 mil horas. Em outras empresas, na Aeroflot, por exemplo, ele tem voado cerca de 40 mil horas. Enquanto isso, o A320 tem voado, em todo o mundo, 18 milhões de horas. Esta é uma ordem de números totalmente diferente. Este avião foi desenvolvido no final da década de 1980, e a Airbus vem o melhorando constantemente ao longo de todo este tempo. Ele pode ser chamado de avião maduro. Mas, quando ele acabou de ser desenvolvido, teve um grande número de defeitos, e isso é natural, que foram corrigidos mais tarde, e agora é um dos aviões mais populares no mundo. Aqui temos os dados do Technical dispatch reliability (indicador de probabilidade de saída da aeronave sem demora), para o SSJ-100 que é operado em ciclos curtos dentro do México, é de 99%. A taxa de falhas não supera um por cento. E para o A320, este valor chega a 99,7%. É muito melhor, mas o trecho entre 99 e 99,7% contempla uma melhora impressionante. Muitos anos deverão passar antes de que nós cheguemos (com o SSJ-100) aos mesmos indicadores. Muitas falhas que esta aeronave alegadamente tem sofrido, nem mesmo são defeitos. O SSJ-100 é totalmente informatizado, tem sistemas muito complexos, e os dispositivos eletrônicos sinalizam, muitas vezes, imperfeições que não existem na prática.

— Como é organizado o sistema de manutenção do SSJ-100 aqui, no México? E quanto custa a manutenção?

— Nós temos o apoio de especialistas russos, todos os nossos técnicos obtiveram preparaçãos especial. Temos armazens de peças de reposição no México, Flórida, Frankfurt e Moscou. Se alguma peça falta no México, buscamo-la na Flórida, depois em Frankfurt e só após isso em Moscou. No México, sempre se encontra um dos representantes da Rússia.

— Qual é no seu caso o custo de uma hora de voo do SSJ-100? Como é o consumo de combustível?

— O custo de voo é menor do que o dos aviões da mesma classe, como a Embraer. O consumo de combustível é aproximadamente 5% menor dos homólogos.

— Onde a Interjet planeja organizar novos voos nos próximos dois anos?

— Temos um plano ambicioso e detalhado. Estamos trabalhando para criar uma rede de rotas que partam não só do aeroporto de base na Cidade do México. Nós vamos voar de Monterrey para muitas cidades no México e no exterior. Planejamos ligar Mérida a Cuba e Guadalajara a muitas cidades mexicanas.

— Não planeja voar para a Europa?

— Ainda não. Por enquanto, voamos só nas Américas e não cobrimos o continente todo. O A320 não é capaz de alcançar vários pontos da América do Sul. Nós não temos aeronaves de longo curso, só o A320 e o SSJ-100.

- Há alguns anos, autoridades cubanas planejavam criar um centro de conexão para as empresas que não querem sobrevoar o território dos Estados Unidos. A ideia teve algum desenvolvimento e a Interjet não gostaria de participar de tal projeto?

— Atualmente, não é mais que um sonho. Primeiro, deverá ser resolvido o problema de levantamento do embargo econômico a Cuba. Cuba dispõe de formidáveis possibilidades para criar no futuro um excelente hub, mas terá que fazer primeiro muitas coisas. Não obstante, a ideia de criar lá um centro de conexão de voos transcontinentais é muito interessante.

— Seria interessante ouvir o que o senhor pensa dos novos desenvolvimentos russos, como o MS-21, equiparável com o A320?

— Não estamos interessados nesses aviões, porque já temos o A320. Mas posso emitir tal comentário: a indústria aeronáutica russa tem experimentado uma grande transformação positiva. Na época da União Soviética, seu país tinha uma enorme indústria de construção de aeronaves. O território da URSS era enorme, e o transporte aéreo facilitava a forma mais eficaz de locomoção dentro do país.

A Rússia tem estado tradicionalmente na vanguarda da aviação e exploração do espaço, os engenheiros russos são muito bons. Mas o setor aeronáutico do Ocidente empreendeu o caminho de segurança, desenvolvendo um conjunto de variadíssimas normas e padrões neste domínio, os quais faltavam nos aviões produzidos na URSS. Eles faltavam porque a União Soviética não precisava deles em seu próprio território.

Mais tarde, a Rússia abriu-se ao mundo globalizado, as mudanças começaram a produzir-se. As autoridades aeronáuticas do país adotaram as práticas vigentes no Ocidente. Projetistas e construtores de aviões começaram a aplicar na Rússia as técnicas ocidentais, convidando fabricantes ocidentais de motores, de sistemas de aterragem, comunicação e assim por diante. O primeiro desses aviões é o SSJ-100. Se o ramo continuar seguindo essa lógica, os novos aviões terão êxito.

A concorrência no mundo é enorme. Os fabricantes como Airbus e Boeing, têm uma grande experiência, mas os engenheiros russos são fora da série. As caraterísticas aerodinâmicas do SSJ-100 são muito melhores do que possuem as aeronaves similares, incluindo as brasileiras. Eu acho que se esses elementos – excelente aerodinâmica e concepção das asas e fuselagem – forem combinados com os sistemas ocidentais, o sucesso será garantido. A nossa experiência com o SSJ-100 mostra que o caminho escolhido é correto.

Mas os produtores russos ainda terão de fazer muitos esforços para assegurar uma maior presença no mercado mundial, porque a Rússia é muito longe. É preciso ter peças de reposição, engenheiros e suporte técnico para acertar problemas o mais rápido possível. Eu acho que para o SSJ-100 é importante que dêem agora um apoio mais ativo a outros produtos russos ao redor do mundo. É importante saber promover, vender seus produtos. O SSJ-100 é agora, indubitavelmente, o melhor avião do mundo na classe regional.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul