Terminal ocupa 2º lugar em movimentação nacional e 3º em internacional
Francine Monteiro | Diário do Poder
Agora o Aeroporto Internacional de Brasília é o maior terminal do Brasil em relação à capacidade de operação, podendo fazer até um voo a cada um minuto, nos horários de maior movimento. Anteriormente a capacidade de operação do sistema de pista era de 44 aeronaves por hora, agora são 52 aviões, no mesmo intervalo de tempo.
O Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA) foi quem realizou os estudos necessários e autorizou a ampliação da capacidade do sistema de pista. Segundo a Inframerica, concessionária responsável pelo aeroporto, o fato de ter mais oito novos voos por hora, significa um crescimento de até oito mil passageiros por dia, considerando a média de movimentação diária.
O aeroporto JK tem duas pistas paralelas, cada uma com cerca de 3,2km de extensão, ambas funcionam simultaneamente para pousos e decolagens. Todos os dias cerca de 450 aeronaves aterrissam e decolam em Brasília. Houve um acréscimo de 2,18% na movimentação de aeronaves no aeródromo, se comparados os períodos de janeiro a outubro de 2014 com o mesmo período de 2013.
Devido ao acréscimo no número de operações por hora, as empresas aéreas estão procurando o aeroporto de Brasília para negociar novos pedidos de voos. A expectativa é que até o final do ano existam mais opções de horários e destinos para todo o país, além de novas rotas internacionais. Com as obras de ampliação, o terminal passa a ser o 2º em movimentação de passageiros do Brasil e o 3º em movimentação internacional. Desde o começo do ano, já passaram pelo terminal cerca de 14 milhões.