Pular para o conteúdo principal

Aeroporto de Brasília pode operar um voo por minuto

Terminal ocupa 2º lugar em movimentação nacional e 3º em internacional


Francine Monteiro | Diário do Poder

Agora o Aeroporto Internacional de Brasília é o maior terminal do Brasil em relação à capacidade de operação, podendo fazer até um voo a cada um minuto, nos horários de maior movimento. Anteriormente a capacidade de operação do sistema de pista era de 44 aeronaves por hora, agora são 52 aviões, no mesmo intervalo de tempo.




O Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA) foi quem realizou os estudos necessários e autorizou a ampliação da capacidade do sistema de pista. Segundo a Inframerica, concessionária responsável pelo aeroporto, o fato de ter mais oito novos voos por hora, significa um crescimento de até oito mil passageiros por dia, considerando a média de movimentação diária.

O aeroporto JK tem duas pistas paralelas, cada uma com cerca de 3,2km de extensão, ambas funcionam simultaneamente para pousos e decolagens. Todos os dias cerca de 450 aeronaves aterrissam e decolam em Brasília. Houve um acréscimo de 2,18% na movimentação de aeronaves no aeródromo, se comparados os períodos de janeiro a outubro de 2014 com o mesmo período de 2013.

Devido ao acréscimo no número de operações por hora, as empresas aéreas estão procurando o aeroporto de Brasília para negociar novos pedidos de voos. A expectativa é que até o final do ano existam mais opções de horários e destinos para todo o país, além de novas rotas internacionais. Com as obras de ampliação, o terminal passa a ser o 2º em movimentação de passageiros do Brasil e o 3º em movimentação internacional. Desde o começo do ano, já passaram pelo terminal cerca de 14 milhões.



Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Avião cai e mata dois

A queda de um bimotor que fazia a rota Teresina-Recife, com dez pessoas a bordo, provocou pânico em San Martin. Oito passageiros ficaram feridas


Um avião bimotor, modelo King Air B200, que retornava de Teresina, no Piauí, com dez pessoas a bordo, a maioria empresários pernambucanos, caiu às 11h15 de ontem, no bairro de San Martin, na Zona Oeste do Recife, e por pouco não provocou um dos maiores acidentes aéreos da história de Pernambuco. O piloto morreu na hora e um dos passageiros, a caminho do hospital. As outras oito pessoas ficaram feridas, uma delas em estado grave. O número de mortos e feridos, entretanto, não foi maior graças à habilidade do piloto. Os 25 anos de experiência permitiram que salvasse diversas famílias que passavam o domingo em casa, nas estreitas ruas do bairro, com 23 mil habitantes.

Sete casas foram atingidas, mas havia moradores em apenas duas delas. Uma dona de casa sofreu arranhões leves. O piloto Eurico Pedrosa Neto, 47 anos, que quebrou o pescoço no acidente…

Avião colide com ave em pleno voo e assusta passageiros (vídeo)

Com a colisão, o vidro do pára-brisas da aeronave ficou destruído, deixando o co-piloto com ferimentos leves
O Dia

Fortaleza - Um avião de pequeno porte que fazia a rota entre Fortaleza e Teresina, no último domingo, colidiu com uma ave durante o voo. Com a colisão, o vidro do para-brisa da aeronave ficou destruído, deixando o copiloto com alguns ferimentos leves no rosto.

Vidro do para-brisa de avião quebrou ao bater em ave
De acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáutico (Cenipa), a aeronave manteve a rota e pousou com segurança no destino.


Destroços de avião desaparecido há uma semana são localizados

Em Valença, no estado do Rio de Janeiro, foram encontrados os destroços do avião que estava desaparecido desde o dia 30 de janeiro. Os corpos de um empresário e de sua família também foram vistos.