Moscou está surpresa com a facilidade com que o Serviço Federal de Inteligência da Alemanha (BND) divulga informações sobre o Boeing da Malaysia Airlines abatido na Ucrânia, cuja exatidão não tem outras confirmações, afirma um comentário do porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Alexander Lukashevich, em conexão com um artigo publicado no semanário alemão Der Spiegel.
Voz da Rússia
"Se imaginarmos que as referências do Der Spiegel ao relatório são verdadeiras, então, surpreende a facilidade com que o BND divulga informações cuja precisão não é confirmada. O lado russo insistiu repetidamente que todas as informações relacionadas com a tragédia seriam transferidas imediatamente à comissão de inquérito. Assim fez, em particular, o Ministério da Defesa russo, transferindo a Haia todos os materiais reais que estavam à nossa disposição", disse ele.
Foto: RIA Novosti/Andrei Stenin
Leia mais: http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_10_21/R-ssia-precis-o-dos-dados-alem-es-sobre-Boeing-abatido-n-o-confirmada-2410/
Leia mais: http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_10_21/R-ssia-precis-o-dos-dados-alem-es-sobre-Boeing-abatido-n-o-confirmada-2410/
Segundo Lukashevich, de acordo com as conclusões da mesma inteligência alemã, "as provas da culpa" das milícias, que o lado ucraniano divulgou imediatamente após a tragédia, incluindo as fotografias, foram manipuladas.
"Parece-se que isso não incomoda os especialistas alemães. Poucas pessoas precisam de ser convencidas de que a tarefa dos serviços secretos é fornecer à liderança do seu país informações absolutamente confiáveis nas quais se baseiam as decisões ou conclusões. Ao mesmo tempo, a informação dos serviços de segurança não pode ser divulgada a não ser que alguém queira lançar uma falsificação clara", afirma o comentário.
Segundo o diplomata, as declarações precipitadas de alguns políticos são provocadas pelo fato de que eles não se preocupam com necessidade de entender a essência dos problemas baseando-se em fatos objetivos.