Etapa final vai ser em 12 de junho, na França.
Do G1, em São Paulo
Caio Reis, Adriano Furtado, Leonardo Akamatsu (com a foto do Henrique Corazza, no iPad) e Marcos Philipson (Foto: Divulgação)
O Brasil foi selecionado para a terceira edição do concurso mundial chamado "Fly your ideas", que incentiva estudantes do mundo a desenvolver ideias inovadoras para o segmento da aviação. A etapa final vai ser no dia 12 de junho, em Toulouse, na França, sede da empresa Airbus, que organiza o concurso.
A equipe brasileira é formada por cinco integrantes, um deles, Henrique Corazza, estudante de bacharelado em design na Universidade de Loughborough, no Reino Unido. Os demais, Leonardo Akamatsu, Adriano Furtado, Caio Reis, e o líder do grupo Marcos Philipson são estudantes de bacharelado em design na Universidade de São Paulo (USP).
As outras equipes participantes são da Austrália, Índia, Itália e Malásia. O time campeão receberá um prêmio de 30 mil euros e os demais finalistas 15 mil euros. Os vencedores serão anunciados em um cerimônia na sede da Unesco em Paris, em 14 de junho.
A competição reunirá 6 mil estudantes de 82 países. A equipe brasileira chamada "Levar" desenvolveu um sistema de carregamento e descarregamento de bagagens para compartimentos de carga de aeronaves. O sistema reduz a manipulação das bagagens com o uso de uma solução de colchão de ar, que foi inspirada nas mesas de "air games".
"Visitamos fábricas de aviões, aeroportos e conversamos com funcionários para identificar problemas. O sistema funciona como se fosse um grande colchão de ar rodando como uma esteira. As bolsas de ar podem ser infladas alternadamente, o que faz as que malas obedeçam as inclinações da superfície. Podem ir para a frente ou para o fundo do porão", Marcos Philipson, de 21 anos, 4º ano de design da USP.
"Vamos apresentar o trabalho na França, estamos muito felizes de chegar à final. É a segunda vez que uma equipe da América do Sul chega na final deste concurso, e nesta edição somos o único time de todas as Américas", afirma Philipson, o líder da equipe.
Segundo o vice-presidente executivo de engenharia da Airbus e embaixador do concurso "Fly Your Ideas", Charles Champion, os projetos foram analisados por engenheiros experientes da Airbus, que ficaram impressionados com a qualidade do trabalho e da inovação.
Durante toda a competição, os mentores e especialistas da Airbus trabalharam juntamente com as equipes, orientando e apoiando seus projetos. As equipes são multinacionais e multiculturais, e os estudantes vêm das mais variadas áreas como engenharia mecânica e aeroespacial, passando por administração e design.
-->