Por Francisco Góes | Valor
Do Rio

A American Airlines, uma das maiores companhias aéreas dos Estados Unidos (EUA), tem até 31 de maio para fechar a renegociação de uma dívida de US$ 1,6 bilhão com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

 
As negociações entre as partes vêm se realizando periodicamente e também envolvem a Embraer, a fabricante das aeronaves vendidas à American com recursos do BNDES. O Valor apurou que foi acordada a devolução de 18 aeronaves Embraer modelo 135.

 
O prazo estabelecido entre as partes para concluir a negociação consta de compromisso feito perante corte nos Estados Unidos. O destino dos aviões devolvidos será definido de comum acordo com a Embraer. Esta informou ontem que vai apoiar a revenda dos aviões devolvidos pela American. Sobre as negociações com BNDES, a Embraer disse que não iria se pronunciar. O BNDES também não falou sobre o assunto.

 
No início deste ano, tornou-se público que o BNDES era um dos maiores credores da American Airlines, cuja controladora, a AMR, entrou em processo de recuperação judicial em 29 de novembro de 2011, amparada pelo Capítulo 11 da Lei de Falências dos EUA.

 
A próxima parcela de financiamento do BNDES à American Airlines vence em setembro, portanto, até agora, não há registro de default, o que significa parcela vencida e não paga.

 
No total, o banco financiou mais de 200 aviões da Embraer, modelos 135, 140 e 145, à companhia aérea americana, que recebeu as aeronaves brasileiras entre 1998 e 2002. Estimativas de mercado apontaram, em janeiro, que as dívidas pendentes da American com o BNDES situavam-se em cerca de US$ 1 bilhão ou 30% do valor inicial do financiamento do banco à empresa.

 
Em fevereiro, em entrevista ao Valor, Thomas Horton, presidente da American Airlines, admitiu as negociações com Embraer e BNDES. Segundo ele, grande parte da reestruturação iria se concentrar na otimização de frota e na redução da dívida.

Na entrevista, Horton afirmou: "Como nossa frota é nova, pode ser uma oportunidade para a Embraer ter aviões adicionais. É possível [devolver alguns aviões]." Até agora foi acertada a devolução de 18 aeronaves.


Na época da entrevista de Horton, a American Airlines confirmou que tinha uma dívida pendente de US$ 1,6 bilhão com o BNDES pelo financiamento de mais de 200 aviões.
 

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