Pular para o conteúdo principal

Privatização dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília abre novos voos para a

Antonio Machado – Correio Braziliense 

Fechado para pousos e decolagens por mais tempo do que o razoável, o programa de ampliação dos grandes aeroportos deverá decolar nesta segunda-feira, evitando o colapso anunciado — resultado do aumento vertiginoso do tráfego aéreo no Brasil nos últimos cinco anos e do estrangulamento do espaço disponível —, das operações dos terminais de Guarulhos e Viracopos, ambos em São Paulo, e de Brasília.

Tais aeroportos serão os primeiros a ir a leilão, vindo depois o do Galeão, no Rio de Janeiro, e outros em série, de modo que, ao fim do processo de concessões, restem apenas os menos movimentados, em cidades menores, sob a tutela da estatal Infraero — monopolista da administração aeroportuária até agora. Ela sai da área sem sair.

Conforme o arranjo negociado entre a presidente Dilma Rousseff e dirigentes sindicais do setor, além de ouvidos também a CUT e o PT, a Infraero, já sob a direção do ex-diretor do Banco Central Gustavo do Vale, terá 49% de todas as concessões, sem que isso lhe dê poder de veto nem implique aos novos operadores a obrigatoriedade de ter de contratar funcionários da estatal. Mas ninguém será dispensado.

Foi um acerto tecido com cuidado para descaracterizar ao menos em parte o sentido privatizante das concessões, poupando o PT e seus aliados à esquerda do desconforto de ser contraditado em períodos eleitorais, quando a bandeira estatizante tem se revelado eficaz.

Não se trata do melhor acordo em termos da eficiência do uso dos recursos públicos, mas foi o possível para destravar a solução para os problemas financeiros e de gestão de uma das áreas mais ineptas da administração federal. Além de "melhor eficiência operacional", como diz um dos documentos da licitação, o processo de concessão de aeroportos "busca consolidar um novo modelo de gestão do setor".

A seguir como está, com a estatal Infraero monopolizando a gestão dos aeroportos, não será nem o tráfego extra, previsto para os dias dos grandes eventos da Copa do Mundo, em 2014, e das Olimpíadas, em 2016, o causador de vexames inenarráveis. Já hoje raro é o dia em que voos não são atrasados e mesmo cancelados devido à carência da infraestrutura, sobretudo em São Paulo, Rio e Brasília. 

Afastando arrivistas 

O leilão será concorrido, disputado por nove a 12 consórcios entre empresas brasileiras e operadores estrangeiros de aeroportos. Eles vêm de toda parte: dos EUA, da Europa e mesmo de países emergentes, como Índia e China. Isso se deve às regras do edital de licitação, preparado pela Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) conforme o roteiro de consultorias contratadas pelo BNDES para esboçar a rota do processo e a avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU) determina a presença, nas sociedades de propósito específicas (SPEs), que vão deter as concessões, de pelo menos um operador com experiência em aeroporto com tráfego de cinco milhões de passageiros/ano em um dos últimos 10 anos. Só empresas de fora atendem tal requisito, pensado para afastar candidatos arrivistas. 

Infraero sai sem sair 

Exagero? Talvez. Mas Dilma cuidou de afastar tudo o que implicasse o risco de criar problemas políticos, como a contrariedade do PT e dos sindicatos, e pudesse ser alvo de contestação na Justiça, razão das consultas prévias ao TCU. Temeu até pela falta de concorrentes — algo difícil, à luz do interesse do capital estrangeiro em buscar opções mais rentáveis que nas economias avançadas em crise. Mas não descartável, dada a aversão a um modelo em que o sócio majoritário vai conviver com uma estatal, dona de 49% do negócio, na sua cola. 

Excessos preventivos 

As condições do apoio do BNDES aos novos concessionários garantem o interesse de qualquer recalcitrante. Ele poderá financiar 80% do investimento total, sendo 70% ao custo da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), de 6% ao ano, e 20% a juros de mercado. O prazo vai a 15 anos para os aeroportos de Guarulhos e de Brasília (cujo período de concessão é de 20 anos), e a 20 para Campinas (com concessão por 30 anos). Em suma: só uma tormenta imprevisível impedirá o leilão.

Melhor pecar pelo excesso que a situação atual, com os aeroportos recorrendo a "puxadinhos" para aguentar a vazão e a Anac obrigando as empresas a compartilhar o check-in — evidências de um cenário de caos já instalado, ameaçador da segurança de um setor tão sensível. 

O modelo tripartite 

O governo trabalha com a expectativa de que a privatização de uma área até então tida como inexpugnável à tendência mundial de passar à gestão de empresas particulares quebre os eventuais resquícios de desconfiança do capital quanto aos riscos do investimento no país.

Mas sirva também para consolidar esse modelo de parceria público-privada, no qual o governo está muito perto do negócio, como sócio relevante e financiador, embora só interfira por meio da regulação setorial — o papel revisitado de agências tipo Anac. Se funcionar, abrirá uma avenida para viabilizar os muitos projetos, a maioria de infraestrutura, mas não só, estocados à espera de investidores.

A preferência é pelo capital nacional. Em sua falta, será como o desenho das concessões dos aeroportos: tripartite, com estatais ou financiamento público e capital estrangeiro fechando a parceria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul