DENISE LUNA
DO RIO - FOLHA DE SP
O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) confirmou nesta terça-feira que está renegociando com a norte-americana American Airlines uma dívida de US$ 900 milhões, referente ao saldo da compra de cerca de 200 aviões da Embraer entre 1998 e 2002 no valor total de US$ 3 bilhões.
Uma fonte ligada ao processo, que preferiu não se identificar, disse que a empresa deve apresentar um plano de devolução de aeronaves, que serão recolocadas no mercado pelo BNDES. O banco já havia passado pela mesma situação há dois anos, após o default de outra empresa norte-americana, a Mesa Airlines, que teve suas aeronaves tomadas pelo BNDES e revendidas no mercado.
A American Airlines entrou em recuperação judicial no final de novembro do ano passado e tem até março para apresentar um plano formal de renegociação com seus credores -- entre eles o BNDES, informou a fonte.
O acordo com o BNDES terá que ser aprovado pela corte de falências de Nova York, onde a recuperação judicial da Amercian Airlines está sendo discutida.