Atrasos de voos, cancelamentos de embarques e extravio de bagagens estão entre as principais reclamações registradas no posto do Juizado Especial localizado no terminal de Brasília
Julia Borba – Correio Braziliense
As companhias aéreas Tam, Gol, Webjet, Avianca e Delta foram, respectivamente, as empresas que mais receberam reclamações dos consumidores, em novembro, no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. A informação é do posto do 7º Juizado Especial Cível de Brasília, que recebe exclusivamente as queixas dos viajantes que embarcam ou desembarcam na capital federal. No último mês, foram realizados, 554 atendimentos. A maior parte das pessoas que procurou o serviço buscava apenas informações e esclarecimentos. Na lista de problemas mais recorrentes estão, pela ordem, os atrasos de voos, as dificuldades durante o check in, os cancelamentos de embarques e o extravio de bagagens.
A TAM informou, por meio de nota, que a empresa está sempre empenhada em prestar o melhor serviço aos seus clientes e cumpre todas as exigências de atendimento ao passageiro, conforme a legislação vigente. Já a assessoria da Gol, relatou que a companhia entende que os juizados vêm para reforçar os direitos legítimos dos clientes prejudicados, agilizando soluções e minimizando os transtornos e que se manifesta nos autos sobre processos abertos. A empresa esclarece que não mede esforços para atender da melhor forma possível seus passageiros.
Gratuito
Segundo o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, o posto do aeroporto celebrou 65 acordos informais e apenas um formal. Desses, 48 casos se tornaram processos, 14 foram encaminhados para o estado de origem do consumidor e seis pessoas desistiram da ação. O atendimento é gratuito e se destina a solucionar questões que envolvam valores de até 20 salários mínimos, sem a necessidade de advogado. O espaço funciona em tempo integral, próximo aos estandes de venda de passagens aéreas, no 1º andar. Para ter o caso solucionado ou julgado, é necessário entrar com o pedido em no máximo 24 horas após ocorrido o problema.