Pular para o conteĆŗdo principal

AviĆ£o perde roda em pleno voo no Reino Unido

Do UOL NotĆ­cias*
Em SĆ£o Paulo 


 
Os passageiros que embarcaram no voo de Exeter, em Devon, para Newcastle, ambos na Inglaterra, esperavam uma viagem tranquila, mas levaram um susto quando um dos passageiros percebeu que a aeronave estava com problemas.

Ao olhar pela janela, Martin Brown, 30, percebeu que uma das rodas do aviĆ£o, um Dash Q400, havia caĆ­do e logo comunicou Ć  tripulaĆ§Ć£o. Ele foi um dos sete passageiros que afirmaram ter visto o momento em que a roda soltou do aviĆ£o, logo apĆ³s a decolagem.

"Eu olhei pela janela e vi que faltava uma das rodas. Olhei para a pessoa que estava ao meu lado e disse: 'Sem querer te preocupar, acho que a roda do aviĆ£o soltou'", disse Brown.

Antes de avisar ao piloto do ocorrido, os demais passageiros perceberam a situaĆ§Ć£o logo entraram em pĆ¢nico.

Enquanto o piloto sobrevoava a cidade para gastar um pouco do combustƭvel - o que levou cerca de uma hora - antes de retornar ao aeroporto, boa parte dos 39 passageiros a bordo comeƧou a enviar mensagens de despedida aos familiares.

"Foi horrĆ­vel. Eu mandei mensagens de despedida para os meus pais e para o meu filho dizendo que eu amava eles e que essa poderia ser nossa Ćŗltima conversa", disse Christina Jackman, 28.

Mesmo com todo o pĆ¢nico, o piloto conseguiu realizar um pouso de emergĆŖncia - com uma roda a menos - no aeroporto de Devon sem que ninguĆ©m ficasse ferido.

O incidente aconteceu em 3 de marƧo e sĆ³ agora foi divulgado pela agĆŖncia de investigaƧƵes aĆ©reas AAIB (Air Accidents Investigation Branch). Segundo o Ć³rgĆ£o, um aumento da temperatura teria provocado a quebra de uma peƧa e soltado a roda.

As informaƧƵes sĆ£o do "Daily Mail".

ComentƔrios

Postagens mais visitadas deste blog

AviĆ£o da TAM retorna apĆ³s decolagem

Jornal do Commercio SƃO PAULO – Um aviĆ£o da TAM, que partiu de Nova Iorque em direĆ§Ć£o a SĆ£o Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicaĆ§Ć£o, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o aviĆ£o passou por manutenĆ§Ć£o corretiva e o voo foi retomado Ć  1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) Ć s 10h38 (horĆ”rio de BrasĆ­lia). O voo era previsto para chegar Ć s 6h45. A companhia tambĆ©m informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhĆ£ de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicĆ³ptero que transportava Boechat nĆ£o podia fazer tĆ”xi aĆ©reo e jĆ” havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

AgĆŖncia diz que aeronave sĆ³ podia prestar serviƧos de reportagem aĆ©rea e qualquer outra atividade nĆ£o poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigaĆ§Ć£o. Por  G1 SP A AgĆŖncia Nacional de AviaĆ§Ć£o Civil (Anac) afirmou que o helicĆ³ptero que caiu na Rodovia Anhanguera no inĆ­cio da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, nĆ£o podia fazer tĆ”xi aĆ©reo, mas sim prestar serviƧos de reportagem aĆ©rea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. HelicĆ³ptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ ServiƧos AĆ©reos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviƧo de voos panorĆ¢micos em aeronave e por meio de empresa nĆ£o certificada para a atividade. Essa atividade sĆ³ pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade tĆ”xi aĆ©reo. A autuaĆ§Ć£o foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um aviĆ£o comercial

LicenƧas concedidas a mulheres teĆŖm crescido nos Ćŗltimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vĆ£o do alto custo da formaĆ§Ć£o ao machismo estrutural Beatriz JucĆ” | El PaĆ­s Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensĆ£o de virar piloto de aviĆ£o. Era inĆ­cio dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que nĆ£o era uma profissĆ£o pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aĆ©rea, e o contato constante com colegas que estudavam aviaĆ§Ć£o lhe provocaram certo fascĆ­nio. Perguntava tanto sobre a experiĆŖncia de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhĆ”-lo em uma das aulas. A curiosidade do inĆ­cio se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviaĆ§Ć£o e acumul