Fernanda Godoy, Bruno Rosa e Henrique Gomes Batista - O Globo

MIAMI e RIO. A nevasca que atingiu a costa Leste americana, fechando os aeroportos de Nova York e Nova Jersey, provocou o cancelamento de mais de 180 voos entre Brasil e Estados Unidos desde sábado. TAM, American Airlines, Delta e Continental foram obrigadas a suspender voos previstos para ontem devido ao mau tempo.

O aeroporto internacional John F. Kennedy, para onde vai a maior parte dos voos que saem do Brasil para Nova York, reabriu por volta das 18h30m (21h30m de Brasília). Segundo o jornal “The New York Times”, o aeroporto de La Guardia reabriu às 16h (19h de Brasília). Já o internacional de Newark, em Nova Jersey, segundo a NBC News, também foi reaberto por volta de 18h30m (21h30m de Brasília), embora no mesmo horário a autoridade aeroportuária dos EUA indicasse em seu site que permanecia fechado.

A neve fez com que o voo JJ8080, da TAM, fosse desviado para Miami, onde 413 passageiros, a maioria brasileiros, passaram o dia aguardando a melhoria das condições climáticas para seguir viagem.

O voo saiu de São Paulo por volta de 23h de domingo, minutos antes de o JFK ser fechado. Na partida, o comandante anunciou que as condições m Nova York na manhã seguinte seriam de nevasca. A TAM optou por manter o voo, ao contrário de American Airlines, United Airlines e Delta.

Por volta das 6h (9h de Brasília), o avião pousou em Miami. Ainda foram necessárias mais cinco horas no aeroporto para retirar as bagagens e esperar em filas que tomaram o saguão para embarcar em ônibus que levaram os passageiros para hotéis onde a TAM os acomodou até que houvesse condições de embarcar para Nova York.

Para alguns, que viajavam para aproveitar o feriado de Ano Novo em Nova York, o contratempo roubou tempo precioso.

A fisioterapeuta Augusta Monteiro Oliveira, que havia saído de Uberlândia às 10h de domingo, perdeu pelo menos um dos seis dias de férias na cidade.

— Será que só a TAM não sabia que o aeroporto iria fechar? — disse Augusta, na fila para o check-in no hotel, que só aconteceu às 15h, quase nove horas após o pouso em Miami.

A TAM informou, em São Paulo, que o voo JJ8080 foi mantido porque o aeroporto JFK ainda estava aberto na hora da decolagem. O voo estava marcado para 22h30m em São Paulo (19h30m em NY) e o aeroporto americano foi fechado às 20h15m. Outro voo da companhia também foi desviado para a Flórida pelo mesmo motivo. Ontem, a TAM cancelou três voos de Nova York para o Brasil e um daqui para lá. Segundo a empresa, os voos marcados para hoje e amanhã estão confirmados, mas recomenda os passageiros a confirmar a partida.

Grande parte das empresas americanas não sofreu cancelamentos por voar para outras cidades. 

É o caso da US Airways (Charlotte), Delta (Atlanta e Detroit) e United Airlines (Chicago e Washington). Os problemas concentraram-se na Continental, no único voo da Delta de São Paulo para Nova York, e na American Airlines, que faz a ligação de Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Recife e Salvador com Nova York. Desde sábado, a empresa teve de cancelar 181 voos.

A American Airlines informou, em nota, que os passageiros estavam sendo realocados para outros voos. A Continental e a United informaram que a remarcação de voos será isenta de taxas e que reembolsará quem quiser cancelar a viagem.

Post a Comment

header ads
header ads
header ads