DA AGÊNCIA BRASIL 

O terceiro posto avançado de atendimento ao migrante foi inaugurado pelo Ministério da Justiça na tarde desta sexta-feira no Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim (Galeão), no Rio. A inauguração faz parte das ações do 1º Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, que já conta com postos de atendimento em São Paulo e Belém (PA).

O posto funcionará 24 horas, todos os dias da semana, incluindo os feriados. Uma equipe de dez guardas municipais estará disponível para atender estrangeiros e brasileiros deportados ou não admitidos em outro país. 

Segundo o secretário nacional de Justiça, Pedro Abramovay, a criação dos postos é fundamental para resgatar a dignidade dos migrantes vítimas do tráfico de pessoas. 

"É muito importante para o ministério trabalhar uma política nacional de enfrentamento ao tráfico de pessoas. Essa política passa por combater o tráfico de pessoas e tratar quem foi traficado, não como criminoso, mas sim como vítima. Essa pessoa, muitas das vezes foi tratada como criminosa em outro país e chega aqui com sua dignidade destruída. Então a nossa função é receber essa pessoa e resgatar a sua dignidade", afirmou. 

De acordo com dados do Ministério da Justiça, somente este ano, de janeiro a novembro, o posto em Belém já atendeu 1.129 pessoas, enquanto em São Paulo foram 113 migrantes atendidos de abril a agosto. Para Abramovay, o posto de Belém é crucial para tentar coibir o tráfico de pessoas para a Europa.

"Em Belém tem um problema sério de trafico de pessoas para o Suriname, que depois são enviadas para Holanda e toda a Europa. Tem também uma rota para a Guiana Francesa. Então esperamos que esse trabalho realizado possa criar uma barreira para essa rota de tráfico de pessoas", disse. 

Os postos desenvolvem campanhas locais para informar passageiros sobre como se prevenir do tráfico de pessoas e como obter apoio nos consulados brasileiros, no caso de cidadãos do país sofrerem algum tipo de violência no exterior. A expectativa do Ministério da Justiça é inaugurar o quarto posto ainda este ano, na Bahia.

Post a Comment

header ads
header ads
header ads