Poder Aéreo

Uma das maiores polêmicas da História da Aviação envolve a invenção do avião, sendo que muitos reivindicam o mérito dessa invenção.

Os mais conhecidos reivindicantes são os irmãos americanos Orville Wright e Wilbur Wright, que declararam ter inventado e realizado os primeiros vôos do mais-pesado-que-o-ar.

Os alegados feitos dos irmãos americanos são permeados de vários fatos obscuros, que carecem de explicações satisfatórias, onde vários questionamentos nunca foram devidamente esclarecidos, colocando em dúvida se seus alegados feitos, realmente, ocorreram da forma como relataram.

Isto posto, vamos expor aqui uma curiosa correspondência, de 1906, entre Wilbur Wright e o Capitão Ferber, que era Oficial do Exército Francês e amigo dos Irmãos Wright, onde são solicitados dados exatos sobre o 14-bis, logo após o famoso vôo público de Santos Dumont, realizado em 12 de novembro de 1906, que foi certificado pelo Aeroclube da França e pela a FAI (Federação Aeronáutica Internacional), que declarou como o primeiro vôo recorde em avião, com controle nos três eixos (com profundor, leme e ailerons),  sendo tal recorde, para aquela data, mantido até os dias de hoje.

Esse  famoso recorde de Santos Dumont incomoda muito os defensores da versão americana, que é desprovida de qualquer certificação válida, à época, por órgão de reputação séria no meio aeronáutico, sendo que os irmãos americanos aparecem no livro de recordes da FAI, somente, na oitava colocação.

Um fato interessante que envolve essa correspondência é que essa carta não é citada em sua íntegra nos sites de língua inglesa, sendo que o trecho onde Wilbur Wright solicita os dados do 14-bis é, simplesmente (convenientemente?) ignorado, sendo transcrito, apenas, parte da correspondência em questão.

Não foi encontrado, até o momento, nenhum site de língua inglesa que transcreva essa carta na íntegra. O que acontece é que, ou a carta não é mencionada (e é o que ocorre na maioria das vezes) ou, nos poucos sites onde a mesma é mencionada, sofre cortes, justamente no trecho onde Wilbur Wright pede os dados do 14-bis.

Wilbur Wright, em uma outra carta*, de 1907, onde faz ofertas parecidas  às contidas na carta transcrita a seguir, também solicitou ao Capitão Ferber, a descrição do “Voisin Biplane”, que era a aeronave de Henry Farman, após o memorável feito do primeiro vôo circular da história, realizado pelo pioneiro francês em 13 janeiro de 1907.

Segue a transcrição da carta, que solicita os dados do 14-Bis, na íntegra*:

“Dear Captain Ferber,

My brother Orville and I learned through reading the correspondence from Paris Published in the New York Herald, that the French public had highly appreciated a 220 metre flight in a straight line made by Mr. Santos-Dumont in an airplane of his own construction.

We would like very much to have exact reports of the experiments made at Bagatelle and hope that you will draw up for us a correct list of the trials and give us a description of the flying machine and drawing of same .

We have already seen by the picture in the New York Herald that the airplane rests on three wheels and we deduce from this that Mr. Santos-Dumont, in order to effect his start-off, has first to make a run over a long level field. With the aid of the starting-off, pillar that we use, Orville and I speedily go right up into the air in a much more practical fashion.

Now, in view of the fact that the French consider a 220 metre flight in a straight Line over the ground to be a “sensational performance”, we are sure to find a lot in Favour  if we come to exhibit in France; but the voyage and the transportation of the Machine and the pillar cost much more money than the two poor  Dayton mechanics can afford to spend; also, dear Captain Ferber, if French experts, under your management, desire to come to Dayton, we will give them a demonstration of the machine in the neghbouring field, flying for five minutes in a complete circle and let them have an option of the performance and release of the machine, for $50000 (fifty thousand dollars), cash down.

Yours truly,
Wilbur Wright.”

Obs: os grifos são nossos.

Tradução:

“Caro Capitão Ferber,

Meu irmão e eu tomamos conhecimento, por uma correspondência de Paris publicada no ’New York Herald’, que o público francês apreciou grandemente um vôo de 220 metros em linha reta de Santos Dumont, num aeroplano de sua construção.

Ficaríamos muito satisfeitos de conhecer notícias exatas sobre as experiências de Bagatelle, e estamos certos de que fareis para nós um relatório fiel dos ensaios e uma descrição da máquina voadora, acompanhada de um esquema.

Já tivemos a oportunidade de ver, numa gravura do ‘New York Herald’, que o aeroplano repousa na terra sobre três rodas, deduzimos então que necessário se faz, a Santos Dumont, uma corrida prévia para decolagem, isto realizado sobre um campo extenso e uniforme. Com a catapulta de lançamento que empregamos Orville e eu, saltamos diretamente no ar, com a velocidade adequada, de uma forma mais prática.

Desde que os franceses julgam sensacional o desempenho de um vôo em linha reta de apenas 220 metros, estamos certos de encontrar excelente ambiente se chegarmos a fazer exibições na França. Entretanto, a viagem e o transporte da máquina e da catapulta, obrigarão despesas elevadas para dois pobres mecânicos de Dayton. Por isso, caro capitão Ferber, se técnicos franceses, escolhidos por vós, desejarem vir a Dayton, para eles faríamos a exibição da máquina no campo vizinho, com um vôo de cinco minutos, em circuito fechado, cedendo-lhes opção para desempenho e venda da máquina, mediante o pagamento de 50.000 dólares..

Cordialmente,
Wilbur Wright”

Obs: os grifos são nossos.

Essas cartas, supramencionadas, foram publicadas na Revista “L’Envol – Número 39” de 1932, França.

Por oportuno, é importante lembrar que Santos Dumont não guardava nenhum segredo de seus experimentos e invenções, bem como tornava públicas todas as suas descobertas na área da aviação. Tal fato tornava fácil a obtenção dos dados do 14-Bis.

É importante observar que as promessas de vôo e de demonstrações ofertadas pelos Irmãos Wright, nas cartas supramencionadas,  nunca foram cumpridas antes de 1908.

Perguntas:

- Para qual finalidade os Irmãos Wright queriam os dados daquelas aeronaves pioneiras?

- O que os Irmãos Wright fizeram com aqueles dados?

- Os Irmãos Wright usaram os dados do 14-bis e da aeronave de Henry Farman e, dessa forma, se capacitaram a voar publicamente em 1908, dois anos após Santos Dumont?

Finalmente, por que será que essa carta de Wilbur Wright, solicitando os dados do 14-bis, sofre tanta censura? Medo de a verdade sobre a invenção do avião macular, indelevelmente, a reputação dos Irmãos Wright?

FONTES:

* Robert Gastambide – L’Envol – Número 39 – Sétima Edição – Librairie Gallimard – França, 1932.

* Santos Dumont e a Conquista do Ar – Aluízio Napoleão – Editora Itatiaia Limitada -Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica, Brasil 1988.

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