Pular para o conteúdo principal

Infraero: consultoria vai adequar contabilidade a padrão internacional

Medida servirá para reestruturar a empresa que pode ser dividida em duas


Geralda Doca e Lino Rodrigues - O Globo

BRASÍLIA e SÃO PAULO. A Infraero vai contratar uma consultoria especializada para adequar a contabilidade da estatal aos padrões internacionais, que são mais rigorosos. Por esse método, passivos precisam ser reconhecidos no balanço já a partir da decisão judicial em primeira instância. Além disso, os ativos serão reavaliados anualmente para aferir a capacidade de geração de renda futura.

A medida faz parte do conjunto de ações em discussão para reestruturar a empresa, dentro da proposta de criar a Infraero S.A. A estimativa é que sejam necessários dois anos para aprovar uma lei ordinária no Congresso, elaborar o modelo de concessão, que será assinado pela nova empresa, e concluir o processo de abertura de capital.

Até o momento, o que se discute é a divisão da Infraero em duas: a antiga, com os passivos; e uma nova, a Infraero S.A., que vai receber investimentos e administrar os aeroportos.

Entre os ativos da empresa, estão imóveis, equipamentos nos aeroportos, veículos, ônibus para transporte de passageiros.

A intenção é que a concessão dos aeroportos, com um modelo definido de tarifas, seja o seu maior atrativo, depois das alterações na legislação.

A cisão da Infraero foi proposta em estudo, encomendado pelo governo ao BNDES, que será concluído em agosto. Outra sugestão do banco é a criação de uma subsidiária, que receberia o aporte de recursos, no processo de abertura de capital.

As alternativas já vêm sendo discutidas por um grupo de trabalho com representantes de vários ministérios e do próprio banco.

A assessoria de imprensa do Ministério da Defesa, no entanto, limitou-se a dizer que o estudo ainda não foi concluído.

Técnicos envolvidos nas discussões lembraram que o processo de reestruturação da Infraero começou em 2009, com a aprovação do novo estatuto, que restringe as nomeações das diretorias a funcionários de carreira.

O número de contratações especiais, que já passaram de cem, foi limitado a 12.

Aviação executiva critica governo

Já o presidente da Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag), Francisco Lyra, aproveitou o lançamento da sétima edição da Labace, feira latino-americana de aviação que acontecerá em agosto em São Paulo, para criticar o tratamento dado pelo governo à aviação executiva.

Segundo ele, as aeronaves particulares estão sendo afastadas dos aeroportos metropolitanos como forma de atender a forte demanda da aviação comercial.

O Brasil é hoje o segundo maior mercado do mundo, com uma frota de 12 mil jatos. Lyra prevê mais dificuldades na infraestrutura com a realização dos grandes eventos como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Pensando nisso, o setor vem trabalhando com a ideia de construir um aeroporto executivo em São Paulo, exclusivo para atender a pousos e decolagens de aeronaves particulares. Os empresários têm cobrado do governo um marco regulatório que garanta a segurança dos investidores que estão dispostos a bancar o empreendimento. Hoje, os aviões particulares já atendem a cerca de 75% dos mais de cinco mil municípios brasileiros, enquanto os voos regulares chegam a cerca de 130 cidades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul