TAM perde participação no tráfego aéreo em maio
Jornal do Brasil
A novata Azul aumentou a participação no mercado brasileiro de aviação, no rastro das perdas da líder TAM. Ao superar a Webjet, a companhia do empresário David Neeleman, fundada a menos de um ano, tornou-se a terceira maior companhia do país. Das quatro principais companhias aéreas brasileiras, a TAM foi a única que perdeu mercado em maio ante abril. A liderança, no entanto, está garantida, com 44,90%, mas recuou em relação a abril, quando era de 49,20%. O tráfego da companhia, em maio, caiu 13,87% na comparação com o mesmo mês de 2008.
Segunda maior empresa do país, a Gol viu sua participação crescer em maio na comparação com abril, ao passar de 38,77% para 42,02%. O tráfego de passageiros caiu 12,21% em maio deste ano ante maio de 2008.
Na terceira posição, mas ainda distante, aparece pela primeira vez a Azul Linha Aéreas, que começou a operar no fim do ano passado. A participação da empresa atingiu 4,16% em maio, ante 3,62% em abril.
Fluxo de passageiros
O tráfego aéreo de passageiros no Brasil caiu 5,47% em maio deste ano na comparação com o mesmo mês de 2008, enquanto a oferta de assentos cresceu 12,22%, informou ontem a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Em abril, a variação tinha sido positiva em 2% ante o mesmo mês do ano passado.
Apesar de registrar leve avanço em maio, a Webjet caiu para a quarta posição no mercado. A participação ficou em 3,99% em maio, contra 3,70% em abril. No entanto, o tráfego de passageiros cresceu 98,3%.
A fatia da Oceanair, que era de 2,77% em abril passou para 2,88% em maio, e o tráfego de passageiro cresceu 41,84%.
Internacional
Nas linhas internacionais, o tráfego aéreo de passageiros caiu 5,29% em maio deste ano ante igual mês de 2008.
A participação de mercado da TAM ficou praticamente inalterada, em 86,84% em maio deste ano em relação a igual mês do ano passado – em abril, era de 86,23% na comparação com o mesmo mês de 2008). A fatia da Gol foi de 13,09% em maio.
No acumulado de janeiro a maio, o tráfego aéreo interno subiu 2% e a oferta de assentos teve expansão de 9,90%. O tráfego internacional nos cinco primeiros meses do ano caiu 7,08% e a oferta de assentos recuou 4,83%, segundo informações da Anac.
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