Pular para o conteúdo principal

Queda de avião mata 88

Investigadores suspeitam de falha técnica e incêndio em uma das turbinas. Destroços do Boeing foram encontrados num raio de 4km



Da Redação

Um avião de passageiros russo caiu perto da cidade de Perm, nos Montes Urais, oeste da Rússia, e matou todas as 88 pessoas que estavam a bordo, entre elas 21 estrangeiros. O Boeing 737 da companhia aérea Aeroflot sofreu o acidente quando manobrava para pousar em Perm, 1.400km ao leste de Moscou, atingindo também a ferrovia Transiberiana, que liga a capital a Vladivostok ao longo de mais de 9.000km. Por esse motivo, o tráfego de trens foi interrompido no trecho entre Perm e Yekaterimburgo.

O Boeing da companhia aérea Aeroflot, que fazia o vôo 821 procedente de Moscou, caiu muito perto de uma zona residencial às 3h15 (18h15 de sábado em Brasília) “como um cometa”, segundo testemunhas. A empresa informou ainda que sete crianças estavam entre os passageiros. A Aeroflot confirmou que não há sobreviventes e que entre as vítimas estão nove cidadãos do Azerbaijão, cinco da Ucrânia, um da França, um da Suíça, um da Letônia, um da Alemanha, um da Turquia, um dos Estados Unidos e outro da Itália.

Um dos mortos é o general Gennadi Troshev, alto comandante russo na guerra da Chechênia e conselheiro do primeiro-ministro Vladimir Putin, segundo a agência de notícias Interfax. Testemunhas afirmaram que o Boeing passou por cima de suas casas antes da explosão, que espalhou pedaços da aeronave em várias direções. O canal de TV Vesti-24 exibiu imagens de muita fumaça em uma área florestal e dos serviços de resgate trabalhando com lanternas no escuro. Os destroços do avião foram encontrados em um raio de 4 km e o incêndio foi controlado após algumas horas.

O chefe da comissão de investigação da Procuradoria-Geral da Rússia, Aleksandr Bastrikin, afirmou que um exame preliminar do local do acidente indica que a tragédia se deveu à “falha técnica e ao incêndio na turbina direita da aeronave”. De acordo com essa versão, os pilotos do Boeing 737 da Aeroflot tentaram, em vão, efetuar uma aterrissagem de emergência após a explosão de um dos motores.

As duas caixas-pretas do avião foram localizadas e estão sendo analisadas. O porta-voz da Aeroflot, Lev Koshliakov, afirmou que o aparelho passara por uma “inspeção técnica completa” neste ano e foi considerado em “condições adequadas”. A empresa informou ainda que o Boeing, com 16 anos de uso, foi alugado para o período 2008-2013 à empresa Pinewatch Limited, com sede em Dublin (Irlanda).

O ministro dos Transportes, Igor Levitin, descartou a hipótese de atentado terrorista e estimou um prazo entre três e quatro semanas para a completa análise das caixas-pretas. O acidente em Perm é a maior catástrofe com avião russo desde agosto de 2006, quando um avião Tu-154 da companhia aérea Pulkovo caiu na cidade de Donetsk (Ucrânia). Na ocasião, todos os ocupantes morreram: 160 passageiros e 10 tripulantes. No ano passado, a aviação da Rússia registrou 33 acidentes com 318 mortos, seis vezes a mais que em 2005.

A Aeroflot criou um centro de crise para atender os familiares das vítimas no aeroporto de Sheremetyevo-1, em Moscou, e outro em Perm. Também anunciou o pagamento de uma compensação de mais de dois milhões de rublos (55 mil euros) para cada uma das vítimas. Levitin deve viajar ao local da tragédia para acompanhar a investigação. Especialistas afirmam que as principais causas dos acidentes na Rússia são a deficiência na formação profissional dos pilotos e a antigüidade da frota comercial russa, que tem 18 anos em média nas linhas internacionais e 30 anos nas linhas domésticas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul