Modelo de concessão ainda será definido pela União
Da Redação – JB
A concessão da gestão do Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, Zona Norte da cidade, foi confirmada ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A informação foi divulgada pelo governador Sérgio Cabral, que está em Londres em missão política. Além do Galeão, no Rio de Janeiro, também será concessionado para o setor privado o Aeroporto de Viracopos, em Campinas.
– O presidente me informou que se reuniu nesta semana com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e que nas próximas semanas o modelo da concessão será finalizado – declarou Cabral.
O governador aproveitou para ressaltar que a medida resolverá um dos maiores entraves para a campanha pelos jogos de 2016 na cidade, que era a falta de infra-estrutura do aeroporto.
– Para nós do Rio é uma notícia extraordinária, já que estamos em campanha para sediar as Olimpíadas de 2016. O Tom Jobim terá um novo destino para o bem do Rio e do Brasil.
Ainda segundo Cabral, a elaboração dos moldes da concessão para a administração do setor privado está a cargo do ministro da defesa Nelson Jobim.
Infra-estrutura deficiente
Com problemas graves como infiltrações e banheiros quebrados, conforme noticiado pelo Jornal do Brasil ontem, o Aeroporto Internacional Tom Jobim teria a questão orçamentária, hoje deficiente, resolvida com a concessão ao setor privado. A verba prevista pelo Governo Federal para 2009 para o aeroporto é de apenas R$ 47,4 milhões, aproximadamente 1/3 do que é repassado para o Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, cuja movimentação é cinco vezes menor que a do terminal carioca.
O convênio entre o Estado e o Governo Federal para que o Galeão passe à administração estadual confere à Cabral o direito de concessionar o aeroporto ao setor privado.