JANAINA LAGE
DA SUCURSAL DO RIO
A OceanAir anunciou ontem a suspensão temporária do vôo para o México, única rota internacional regular da companhia. A empresa justificou a mudança com referências ao câmbio, a tarifas e a custos. A alteração resultará na demissão de cerca de 200 funcionários da equipe dos vôos de longo curso, segundo a assessoria da companhia.
A empresa tinha planos de iniciar vôos para Angola em maio. É a segunda companhia aérea a informar, em menos de uma semana, que pretende reduzir as operações no exterior. Na sexta, a Varig divulgou a saída das linhas intercontinentais e a concentração nas rotas da América do Sul e domésticas.
Segundo a OceanAir, a empresa vai redimensionar sua malha no mercado interno. Dois aviões, um Boeing-757 e um 767 serão repassados para a Avianca, que também pertence ao empresário German Efromovich. Outras duas aeronaves poderão ter o mesmo destino, mas ainda não há definição.
Para o consultor em aviação Paulo Bittencourt Sampaio, a notícia mostra que a OceanAir pretende focar no mercado doméstico. "O vôo para Cidade do México tinha baixa taxa de ocupação. Eles estão racionalizando a operação", disse.
A OceanAir aguarda para 2009 a chegada de duas aeronaves A330, que permitiriam operações com custos menores, segundo a empresa. "Estas medidas estão sendo tomadas visando consolidar e fortalecer a posição da companhia no mercado brasileiro, tendo em vista os atuais custos de combustíveis e a indisponibilidade de novas aeronaves adequadas para algumas rotas da companhia", disse a empresa em nota.
A participação da OceanAir nos vôos internacionais ainda era pouco expressiva. Em março, ela representava 2,29% do mercado, segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Recentemente, a empresa anunciou a compra da Tampa Cargo, para atuar no segmento de transporte de carga.
O comunicado divulgado ontem mostra ainda a preocupação da OceanAir em definir sua estratégia de atuação em virtude da entrada de novos concorrentes. Está previsto para o ano que vem o início das operações da nova companhia aérea do fundador da JetBlue, David Neeleman. Até ontem, 90.261 pessoas já haviam se cadastrado no site da empresa, que faz uma promoção para a escolha do nome da companhia.
DA SUCURSAL DO RIO
A OceanAir anunciou ontem a suspensão temporária do vôo para o México, única rota internacional regular da companhia. A empresa justificou a mudança com referências ao câmbio, a tarifas e a custos. A alteração resultará na demissão de cerca de 200 funcionários da equipe dos vôos de longo curso, segundo a assessoria da companhia.
A empresa tinha planos de iniciar vôos para Angola em maio. É a segunda companhia aérea a informar, em menos de uma semana, que pretende reduzir as operações no exterior. Na sexta, a Varig divulgou a saída das linhas intercontinentais e a concentração nas rotas da América do Sul e domésticas.
Segundo a OceanAir, a empresa vai redimensionar sua malha no mercado interno. Dois aviões, um Boeing-757 e um 767 serão repassados para a Avianca, que também pertence ao empresário German Efromovich. Outras duas aeronaves poderão ter o mesmo destino, mas ainda não há definição.
Para o consultor em aviação Paulo Bittencourt Sampaio, a notícia mostra que a OceanAir pretende focar no mercado doméstico. "O vôo para Cidade do México tinha baixa taxa de ocupação. Eles estão racionalizando a operação", disse.
A OceanAir aguarda para 2009 a chegada de duas aeronaves A330, que permitiriam operações com custos menores, segundo a empresa. "Estas medidas estão sendo tomadas visando consolidar e fortalecer a posição da companhia no mercado brasileiro, tendo em vista os atuais custos de combustíveis e a indisponibilidade de novas aeronaves adequadas para algumas rotas da companhia", disse a empresa em nota.
A participação da OceanAir nos vôos internacionais ainda era pouco expressiva. Em março, ela representava 2,29% do mercado, segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Recentemente, a empresa anunciou a compra da Tampa Cargo, para atuar no segmento de transporte de carga.
O comunicado divulgado ontem mostra ainda a preocupação da OceanAir em definir sua estratégia de atuação em virtude da entrada de novos concorrentes. Está previsto para o ano que vem o início das operações da nova companhia aérea do fundador da JetBlue, David Neeleman. Até ontem, 90.261 pessoas já haviam se cadastrado no site da empresa, que faz uma promoção para a escolha do nome da companhia.