Pular para o conteúdo principal

SP registra cinco acidentes aéreos em uma semana

Na quinta-feira (1º), três helicópteros caíram no estado. Na quarta (31), avião caiu em Pirassununga e, neste domingo (4), Learjet em SP

Em uma hora e 48 minutos, três helicópteros caíram na tarde da última quinta-feira (1º), na Grande São Paulo. Um dia antes, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu em Pirassununga. O acidente registrado na tarde deste domingo (4), na Zona Norte de São Paulo, é o quinto da semana no estado.

A seqüência de acidentes começou em Pirassununga, a 213 km de São Paulo. Na quarta-feira (31), um avião modelo Tucano T-27, era usado para treinamento na Academia da Força Aérea.

O avião decolou da pista da academia durante a tarde e apresentou problemas durante o vôo. Os dois pilotos ejetaram os assentos antes da colisão com o solo. Segundo o Corpo de Bombeiros, a aeronave caiu dentro da área ocupada pela academia e pegou fogo.

Helicópteros

Na quinta-feira (1º), o estado teve uma sequência de quedas de helicópteros. O primeiro acidente ocorreu às 13h50 em Carapicuíba, na Grande São Paulo, provocando três mortes. Vinte minutos depois, outro helicóptero caiu em Mogi das Cruzes (Grande São Paulo) e deixou dois feridos. A queda da terceira aeronave ocorreu às 15h38 em Ribeirão Preto (a 314 km da capital), perto da Rodovia SP-322, de acordo com bombeiros. Três pessoas ficaram levemente feridas.

As três vítimas do acidente em Carapicuíba eram da mesma família. O piloto, Ignácio Bueno de Moraes Neto teve uma parada cardiorrespiratória, foi reanimado pelos bombeiros de Osasco e levado pelo helicóptero Águia, da Polícia Militar, para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Alberto Einstein, mas não resistiu. A única sobrevivente da queda do aparelho é a esposa do piloto, Regina Maria Velloso de Moares, que também foi resgatada e segue internada na UTI do mesmo hospital.

Morreram no local do acidente, o filho do casal João Dante de Moares e Regina Maia Ticoulat Velloso, mãe da única sobrevivente e do proprietário do heliponto.

Acidentes com helicópteros

Estudo atualizado em 15 de outubro pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes da Aeronáutica (Cenipa) revelou a ocorrência de 13 acidentes com helicópteros no país neste ano.

Com os três novos acidentes registrados nesta quinta-feira (1), a dois meses do final do ano, o saldo de 16 acidentes em 2007 já é o terceiro maior saldo da década. Perde apenas para 2006, quando ocorreram 18 acidentes, e para 1998, quando ocorreram 17 acidentes com helicópteros no país.
O saldo de 2007 supera o número de acidentes de 2005 (15), de 1997 (14), de 2000 (13), de 2004 (12), de 1999 (10), de 2001 (9) e de 2002 (8).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul