Na quinta-feira (1º), três helicópteros caíram no estado. Na quarta (31), avião caiu em Pirassununga e, neste domingo (4), Learjet em SP

Em uma hora e 48 minutos, três helicópteros caíram na tarde da última quinta-feira (1º), na Grande São Paulo. Um dia antes, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu em Pirassununga. O acidente registrado na tarde deste domingo (4), na Zona Norte de São Paulo, é o quinto da semana no estado.

A seqüência de acidentes começou em Pirassununga, a 213 km de São Paulo. Na quarta-feira (31), um avião modelo Tucano T-27, era usado para treinamento na Academia da Força Aérea.

O avião decolou da pista da academia durante a tarde e apresentou problemas durante o vôo. Os dois pilotos ejetaram os assentos antes da colisão com o solo. Segundo o Corpo de Bombeiros, a aeronave caiu dentro da área ocupada pela academia e pegou fogo.

Helicópteros

Na quinta-feira (1º), o estado teve uma sequência de quedas de helicópteros. O primeiro acidente ocorreu às 13h50 em Carapicuíba, na Grande São Paulo, provocando três mortes. Vinte minutos depois, outro helicóptero caiu em Mogi das Cruzes (Grande São Paulo) e deixou dois feridos. A queda da terceira aeronave ocorreu às 15h38 em Ribeirão Preto (a 314 km da capital), perto da Rodovia SP-322, de acordo com bombeiros. Três pessoas ficaram levemente feridas.

As três vítimas do acidente em Carapicuíba eram da mesma família. O piloto, Ignácio Bueno de Moraes Neto teve uma parada cardiorrespiratória, foi reanimado pelos bombeiros de Osasco e levado pelo helicóptero Águia, da Polícia Militar, para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Alberto Einstein, mas não resistiu. A única sobrevivente da queda do aparelho é a esposa do piloto, Regina Maria Velloso de Moares, que também foi resgatada e segue internada na UTI do mesmo hospital.

Morreram no local do acidente, o filho do casal João Dante de Moares e Regina Maia Ticoulat Velloso, mãe da única sobrevivente e do proprietário do heliponto.

Acidentes com helicópteros

Estudo atualizado em 15 de outubro pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes da Aeronáutica (Cenipa) revelou a ocorrência de 13 acidentes com helicópteros no país neste ano.

Com os três novos acidentes registrados nesta quinta-feira (1), a dois meses do final do ano, o saldo de 16 acidentes em 2007 já é o terceiro maior saldo da década. Perde apenas para 2006, quando ocorreram 18 acidentes, e para 1998, quando ocorreram 17 acidentes com helicópteros no país.
O saldo de 2007 supera o número de acidentes de 2005 (15), de 1997 (14), de 2000 (13), de 2004 (12), de 1999 (10), de 2001 (9) e de 2002 (8).

Post a Comment

header ads
header ads
header ads