Aeronáutica diz que equipamentos alertaram sobre altitude errada do Legacy. Controladores afirmam que radares falharam e só foram consertados após acidente.

Do G1, em São Paulo, com informações da Agência Estado

A divulgação das imagens de radar registradas minutos antes do choque entre o jato Legacy e o Boeing da Gol gerou uma nova troca de acusações entre os controladores de vôo e o comando da Força Aérea Brasileira (FAB). As imagens foram mostradas no "Jornal Nacional", da TV Globo, no sábado (19).

Para os militares, elas são a prova inequívoca de que não houve qualquer falha de equipamentos no momento do acidente que deixou 154 mortos em 29 de setembro do ano passado. E mais: mostram que o sistema emitiu três alertas aos profissionais de plantão, sem que nenhuma providência tivesse sido tomada para evitar a colisão.

Na segunda-feira (21), representantes da categoria contestaram os dados. "Os oficiais extraíram aquelas imagens dos consoles do Cindacta-4, de Manaus ou do setor de Defesa Aérea", afirmou o vice-presidente da Federação das Associações de Controladores de Tráfego Aéreo, Moisés Almeida. "Estão, mais uma vez, querendo jogar a culpa nas nossas costas."

Ex-presidente da Associação Brasileira dos Controlares de Tráfego Aéreo (ABCTA), Almeida diz que em junho de 2005 já havia procurado oficiais do centro de controle aéreo de Brasília (Cindacta-1) para reclamar sobre a falta de visualização de radar naquele ponto. "Só depois do acidente é que a FAB corrigiu isso. O controlador foi induzido a erro justamente porque esses alertas não apareceram."


Post a Comment

header ads
header ads
header ads